São Paulo – A grife do Marrocos Pont du Kaftan, que produz caftans (vestidos típicos do país árabe) e roupas masculinas também típicas de lá, terá suas peças comercializadas no Brasil por meio do projeto Fashion Inclusive Brazil.
A marca do país árabe participou, nos dias 13 e 14 de junho do terceiro desfile do projeto criado há dois anos para trazer a moda da África ao Brasil e levar a moda brasileira aos países africanos. “Eles mostraram vestidos de festa, do dia-a-dia e também roupas masculinas”, conta Irma Alves, diretora do projeto, sobre o desfile da grife árabe que tem sede em Casablanca.
Além da marca do Marrocos, participaram do desfile grifes da Tanzânia, Camarões e Nigéria. “Foi um evento com intuito cultural. Tivemos também apresentação de arte urbana, com dois painéis representando a África e o Brasil. Durante o evento, foram apresentados mais de 15 curtas (filmes de curta-metragem) das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e as metas do milênio”, conta Alves. O evento teve ainda um espaço com estandes para venda das peças das marcas participantes.
Segundo Alves, as marcas trazidas ao desfile do Rio são de pequenas empresas. A seleção das peças para serem comercializadas aqui será feita pela própria diretora do projeto. Ela conta que irá a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para encontrar as representantes da marca marroquina e escolher as peças que serão vendidas aqui pela internet.
“Elas vão fazer uma linha e mandar para mim. Temos que ter estoque para atender”, explica. De acordo com a diretora do Fashion Inclusive Brazil, as peças marroquinas que mais devem fazer sucesso no Brasil são os vestidos de festa.
“Algumas meninas desfilaram vestidos que são semijoias, com detalhes em pérolas. Se você tem um evento social e quer sair da mesmice, você tem uma opção”, opina Alves. Ela também tem uma marca de roupas, a FIB Store, e pretende exportar suas peças ao mundo árabe. “Lançamos uma coleção que queremos exportar para lá. É uma linha mais fechada e com pouco decote”, diz. Outro projeto da empresária é fazer uma semana de moda brasileira em Dubai.
Alves conta que o Fashion Inclusive Brazil tem parceria com o African Fashion Show, projeto suíço para a promoção da moda africana, além de contar com o apoio da Organização das Nações Unidas. As primeiras edições do Fashion Inclusive Brazil aconteceram nas cidades de Búzios (RJ), em 2013, e Genebra, em 2014.
A plataforma de vendas online das marcas participantes do Fashion Inclusive Brazil deve entrar no ar em cerca de 40 dias. Além dos desfiles e do site de vendas, o projeto conta ainda com uma revista, para a qual se busca um parceiro para realizar uma versão em inglês. Os interessados podem entrar em contato direto com a equipe do Fashion Inclusive Brazil.
Contato
Fashion Inclusive Brazil
Site: http://fashioninclusivebrazil.com.br/
E-mail: irmaalves.consultant@gmail.com
Tel.: +55 21 2025-5706


