São Paulo – Uma delegação da União Europeia (UE) em visita à Líbia anunciou nesta terça-feira (16) que pretende lançar iniciativa para reforçar a proteção de sítios que são patrimônio mundial no país árabe e assim estimular o turismo cultural. A notícia foi publicada na agência oficial Lybian News Agency (Lana).
O assunto foi abordado durante uma reunião de representantes da União Europeia e do Ministério do Turismo da Líbia, além de outros entes públicos, na antiga cidade de Léptis Magna. O sítio arqueológico líbio de Léptis Magna é Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e fica atualmente em um município chamado Al Khums.
A União Europeia disse que iniciativa pretende preservar a integridade dos sítios arqueológicos líbios, avaliar os desafios e riscos destes espaços e desenvolver a infraestrutura necessária para receber um número crescente de visitantes nos próximos anos. “Preservar a história, criar oportunidades e destacar a riqueza das comunidades líbias estão no centro dessa parceria entre a União Europeia e a Líbia”, disse a UE.
Léptis Magna fica a 100 quilômetros de Trípoli, a capital da Líbia, e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1982. Considerada uma das mais belas cidades do mundo romano, as suas ruínas remontam a templos, praça com mercado, anfiteatro, entre outros espaços. Nela nasceu o imperador Septumus Severus.


