Da Agência Brasil*
Argel (Argélia) – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse hoje (08) que o Brasil deve reduzir o déficit comercial com a Argélia com novos empreendimentos no país, principalmente na área da construção civil. Furlan participa da comitiva presidencial que iniciou hoje visita a quatro países da África.
"Há uma grande possibilidade na área de casas populares. Tem um consórcio brasileiro disputando a participação nesse programa, já que o governo argelino pretende construir 500 mil casas por ano. E há um grande programa de infra-estrutura, de US$ 60 bilhões, em cinco anos", afirmou.
A Construtora Andrade Gutierrez ganhou recentemente uma licitação para construir uma barragem no país árabe e participa, por meio de sua subsidiária portuguesa, a Zagope, de uma concorrência para a construção de uma rodovia que vai cortar o país de leste a oeste.
"Na última conversa que tive com o presidente Abdelaziz Bouteflika, ele passou para nós que a decisão dessa licitação não ia levar em conta apenas a questão de preços. Ele gostaria de fazer a licitação com empresas e países que pudessem dar continuidade à relação de atendimento e de compromisso."
Furlan esteve em Argel em novembro, a frente de uma missão comercial brasileira. Ele disse também da possibilidade de parcerias entre as empresas petrolíferas Petrobras e Sonatrach, da Argélia.
*Com informações da redação da ANBA

