São Paulo – O pequeno porte não foi um impedimento para que a Prolife International, fabricante de produtos capilares que fica em Belo Horizonte, entrasse nos países árabes, um dos mais cobiçados mercados de cosméticos do mundo. A indústria da capital mineira abriu o caminho pela Tunísia, no ano passado, passou a vender para os Emirados Árabes há alguns meses e enviou itens para teste de mercado que devem chegar à Jordânia nesta semana.
“Eles foram bem receptivos, insistiram para que mandássemos logo as amostras”, conta o diretor da área internacional da empresa, Fernando Gualberto, sobre os compradores árabes. O diretor afirma que a Prolife tem intenção de crescer no mercado da região e nas exportações como um todo, mas quer fazer isso de forma sustentável em função do seu pequeno porte.
Para vender no exterior, a Prolife divulga seus produtos na internet, participa de rodadas de negócios internacionais e de mostras no exterior. O mercado árabe não estava nos planos, mas foi muito bem vindo. “Não tínhamos muito conhecimento do mundo árabe, sabíamos que são povos muçulmanos. Nos surpreendeu quando eles nos procuraram”, afirma. Agora a empresa pretende aproveitar o potencial do consumo para crescer por lá.
A exportação representa atualmente 10% da produção da Prolife. As vendas externas começaram há dois anos pela América Latina. A indústria apostou no mercado internacional como um diferencial e os primeiros países que compraram os produtos da marca no exterior foram Panamá e Costa Rica. Atualmente, além dos árabes, a indústria mineira vende também para a comunidade latina nos Estados Unidos, na Flórida, na Califórnia e em Nova Jersey.
A Prolife foi criada no ano 2000 como uma indústria de produtos descartáveis para salões de beleza, como lixas, toucas, luvas, entre outros. Como os clientes da empresa começaram a pedir que ela fizesse outros tipos de produtos, ao final de 2008 a Prolife começou a fabricar os cosméticos capilares. A produção de descartáveis foi reduzida e depois vendida.
Hoje a indústria faz produtos para consumo profissional, de salões, e também para varejo. São 80 itens, mas o carro-chefe é a linha para escova progressiva, seguida pelas colorações. Os produtos incluem descolorantes, xampus, pós-coloração, umectantes, máscaras coloridas, máscaras de tratamento, hidratantes e botox capilar. Os alisadores são isentos de ativos considerados nocivos para a saúde dos consumidores e profissionais de beleza, não têm formol e seguem as exigências legais, segundo Gualberto.
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