Isaura Daniel
São Paulo – O Menino Maluquinho, personagem criado pelo escritor e desenhista Ziraldo Alves Pinto, vai ganhar um amigo árabe. Ele terá olhos grandes e escuros, comerá quibe e se chamará Nansirinho. O pequeno árabe deverá fazer parte de uma das próximas histórias dos gibis do Menino Maluquinho, que são publicados mensalmente pela editora Globo. A promessa foi feita pelo escritor mineiro em entrevista à ANBA.
Nansirinho será inspirado em um amigo de infância de descendência libanesa do desenhista, chamado Al-Nansir, do interior de Minas Gerais. Ziraldo nasceu na cidade mineira de Caratinga, onde convivia de perto com famílias árabes. "Cresci comendo quibe e comida árabe", conta. O escritor morava em uma região da cidade onde viviam várias famílias da colônia. A maioria delas era dedicada ao comércio.
Parte desse cotidiano Ziraldo deve inserir em um gibi do Menino Maluquinho. Lançado em 1980 como personagem de um livro, o Menino Maluquinho é a mais famosa criação de Ziraldo. O escritor deu ao menino uma cara tipicamente brasileira: ele é travesso, tem muitos amigos, adora jogar futebol e se empanturrar de guloseimas na casa dos avós. Outro detalhe: é namorador.
Ziraldo tem 189 livros publicados, dos quais 40 são do Menino Maluquinho. Desde que foi criado, o personagem já ganhou versão para o teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema. Os filmes deram grande repercussão ao trabalho de Ziraldo no Brasil e no exterior. O primeiro, lançado no Brasil em 1994, se chama Menino Maluquinho – O Filme; e o segundo, lançado em 1999, é Menino Maluquinho 2 – A Aventura. Os dois juntos ganharam quase vinte prêmios.
O primeiro filme ganhou inclusive o prêmio Cairo de Ouro no Festival Internacional de Cinema para Crianças, no Egito, assim que foi lançado. "Fiquei muito surpreso com o prêmio no Egito. Afinal, é um filme sobre um burguesinho ocidental", afirma. Ziraldo não tem obras publicadas nos países árabes, mas diz que teria interesse caso alguma editora local quisesse fazê-lo.
No total, o autor mineiro já vendeu 10 milhões de livros no Brasil e no exterior. Só do Menino Maluquinho são 2,5 milhões. No Uruguai, por exemplo, as suas obras e personagens são tão conhecidas quanto no Brasil. Há também livros publicados em outros países, como Portugal, Alemanha, Itália e Espanha. A maioria das obras distribuídas fora do país, porém, ficam na América Latina.
As crianças da Coréia do Sul e a Índia serão as próximas a ler as histórias de Ziraldo. A Coréia vai publicar os livros do Menino Maluquinho e a Índia o Menino Maluquinho e também Flicts, o primeiro livro lançado pelo desenhista, no qual o principal personagem é uma cor. Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para o inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, basco e até esperanto.
Passado e futuro
Além de escritor e desenhista, Ziraldo é pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista e caricaturista. Ele começou a sua carreira publicando páginas de humor, cartuns e charges em jornais e revistas, nos anos 50, mas se tornou famoso mesmo quando lançou a sua primeira revista em quadrinhos, nos anos 60, chamada A Turma do Pererê. O primeiro livro infantil, Flicts, foi publicado em 1969. Depois dele vieram vários outros, como o próprio Menino Maluquinho, a série As Tias, Bebê Maluquinho, Bichim e outros.
Ele também foi um dos fundadores do O Pasquim, um jornal que foi lançado em 1969 e ficou conhecido por fazer frente à ditadura militar. No mesmo ano, Ziraldo recebeu o Oscar Internacional do Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas.
Hoje, além de colaborar com vários jornais brasileiros e ter os gibis O Menino Maluquinho e Julieta, Menina Maluquinha publicados pela editora Globo mensalmente, Ziraldo também trabalha para projetos de terceiros. Um deles é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em agosto, o Sebrae lançou uma série de revistas em quadrinhos nas quais dá dicas para pequenos empresários, de forma divertida, sobre como levar adiante suas empresas. Os gibis têm mensagens sobre fidelização de clientes, planejamento, associativismo, aumento de vendas e foco do negócio.
Um dos próximos passos de Ziraldo será tornar o Menino Maluquinho um personagem de televisão. A TV Cultura vai começar a exibir, ainda no mês de novembro, um programa infantil que terá como tema o Menino Maluquinho, a exemplo do Castelo Rá-Tim-Bum. Serão transmitidos um total de 27 programas, de acordo com informações da assessoria de comunicação de Ziraldo.

