São Paulo – Mais de 200 produtos diferentes preenchem as prateleiras virtuais do Empório Taybe. A empresa, criada pelo libanês Joseph Abou Sleiman, traz para o Brasil marcas importadas de alimentos, principalmente do Líbano, e vem apostando em inovação. Um dos diferenciais está em itens prontos para consumo. As opções incluem de hommus a beringela recheada, passando pela tradicional folha de uva. “Todos enlatados e já podendo ir direto para a mesa”, afirma Sleiman. Os brasileiros podem adquirir os produtos via loja virtual da marca.
“Já existiam aquelas latas de hommus tradicional em que você precisava adicionar tahine, sal, e precisava ainda preparar o alimento. E o que lançamos no mercado brasileiro? Justamente um hommus pronto para comer. A nossa linha já vem pronta para comer. Até a folha de uva vem pronta, e a berinjela recheada é só abrir. Você consegue montar uma mesa em cinco minutos. Chegou uma visita, é só abrir, colocar nos pratos e você tem uma mesa de comida árabe montada. Tudo com sabor original de lá”, contou ele, que é natural da cidade Zahleh, capital da província do Bekaa.
Em entrevista à ANBA, o empresário conta que sentiu falta de ver as inovações que já existiam nos mercados árabes no Brasil. “O consumidor está mais exigente e quer coisas diferentes. Por isso, estão vindo muitas coisas da Itália, Portugal, Espanha, coisas diferentes mesmo. O mercado de produtos saudáveis cresceu, mas ninguém estava trazendo as novidades do Líbano, de Dubai. Cadê as novidades, as embalagens bonitas? Lá as coisas mudaram muito. Para os restaurantes se manterem no Líbano, eles precisam de renovação e ninguém estava trazendo isso para cá. Então esse é o nosso papel”, declarou ele.
Da percepção própria, Sleiman decidiu fazer pesquisas de mercado e identificou a oportunidade de abrir sua própria empresa no ramo de alimentação. Com isso, a companhia nasceu em 2020, primeiro apenas como importadora e distribuidora, e depois com um braço no mercado online. O nome “Taybe” em árabe quer dizer delícia. “E é um comentário que recebemos muito nas redes sociais, das pessoas que comentam sobre os produtos”, orgulha-se ele.
Sleiman está no Brasil há 30 anos. Antes de investir na importadora, o libanês trabalhou e se estabeleceu no setor de telecomunicações. Foi só em 2020 que Sleiman decidiu analisar as oportunidades em alimentação. “No meio da pandemia surgiram todas essas ideias e começamos a fazer pesquisa tanto no Líbano quanto no Brasil. Começamos pelos rótulos, para estar dentro do padrão brasileiro, contratamos escritório de consultoria nutricional, escrita em português, isso foi um investimento alto para já sair da fábrica de lá com tudo pensado para o mercado do Brasil”, disse.
Produtos premium e saudáveis
Feito todo esse trabalho, o empresário escolheu marcas tradicionais no Líbano e fez acordos com elas. A importadora trabalha não apenas na logística de trazer os itens ao Brasil, mas também em todo processo de curadoria e adequação dos produtos ao mercado local. O público-alvo da importadora é o consumidor de empórios, das classes A, B e C. O foco é levar a eles produtos premium. Existem hoje mais de 200 itens na linha. Os produtos incluem temperos como zaatar e summac, azeitonas e enlatados.
Outro ponto que a marca procura destacar é o apelo saudável dos alimentos vendidos. “Nossa linha é focada em produtos naturais. Por exemplo, tenho um doce que se chama Halawi. A Taybe foi a primeira a trazer a barrinha de Halawi (ao Brasil), com sete sabores, como chocolate, pistache, laranja, vanilla e outros, todos sem adição de açúcar”, explicou ele.
Loja virtual
Para expandir o trabalho da importadora, entre 2021 e 2022, o libanês decidiu criar a loja virtual. O objetivo era chegar a cidades do interior do País. “Queríamos atender no mínimo tempo possível a colônia e brasileiros que gostam da cultura árabe. Então, decidimos montar uma loja online para chegar a quem está em cidades pequenas e quer comprar esses produtos, e fizemos parceria com empresas grandes que entregam”, disse Sleiman.
O lançamento da plataforma contou com divulgação focada nas redes sociais, além de um trabalho com alguns chefs de cozinha libanesa. “Eles prepararam várias receitas através dos produtos da Taybe. E com essa divulgação das receitas, nossas redes sociais cresceram muito”, contou o fundador.
A Taybe tem hoje uma marca própria em uma linha de temperos. Essa e outras marcas a empresa vai levar para a principal feira do setor de alimentação das Américas, a Apas Show. O evento acontece entre 15 e 18 de maio deste ano na cidade de São Paulo e contará com estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde a Taybe será uma das expositoras. A empresa enviou também um representante em outro evento relevante para o setor, a feira Gulfood, que aconteceu nos Emirados Árabes Unidos no mês fevereiro e onde a movimentação superou as expectativas do empresário.