São Paulo – O caminho mais comum da exportação das pequenas empresas é conseguir um distribuidor que trabalhe o mercado e faça o produto ficar conhecido entre os futuros clientes estrangeiros. Não foi o caso da Wax Green, empresa de São Paulo que comercializa mel e própolis. Há 12 anos, a indústria começou a exportar direto para o consumidor final e até hoje faz suas vendas desse modo.
“Trabalhamos com a própolis e os chineses gostam muito. Um deles comprou aqui e depois quiseram comprar de lá”, conta Letícia Giron, diretora da marca. Segundo ela, o produto foi se popularizando na China no boca a boca entre os consumidores.
Hoje, a empresa exporta também para Hong Kong, Taiwan, Japão, Estados Unidos, Canadá, Espanha, República Tcheca, Chile e Grécia. “Eles entram em contato por e-mail, fazem o depósito e eu faço a postagem”, destaca a empresária, que revela nunca ter feito trabalho de promoção comercial em mercados internacionais. Todas as vendas ocorrem por iniciativa dos clientes, que buscam a empresa pela internet. O envio das mercadorias é feito pelos Correios ou outros serviços de entregas postais.
A Wax Green também produz mel e própolis marrom, mas só a própolis verde é exportada. “A própolis verde é da flor do alecrim e é a mais forte que há. Ela tem maior teor de flavonoides, que fortalecem a imunidade. É um produto de alta qualidade”, conta Giron sobre o produto que envia ao mercado externo. A própolis é extraída pelas abelhas das flores, em um processo parecido ao do mel, e utilizada como produto terapêutico para várias doenças.
A empresa paulistana compra mel e própolis de produtores parceiros. A partir daí, faz a industrialização e a comercialização dos produtos. Mensalmente, são produzidos dez mil frascos de 500 ml de mel, dez mil frascos de própolis líquida e cem mil frascos de cápsulas de própolis. Do total da produção de própolis, 30% vai para o mercado externo.
Fundada em 2000, a Wax Green conta com 70 funcionários e tem um faturamento médio de R$ 300 mil por mês. Além do português, o site da empresa tem versões em inglês, mandarim, japonês e coreano.
Contato
Wax Green
Site: www.waxgreen.com.br
E-mail: leticia@waxgreen.com.br


