Da redação*
São Paulo – O vice-ministro de Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdullah Al-Rumaihi, que também lidera o Comitê Nacional de Organização da 2a Cúpula do Sul, acredita que a reunião será um grande sucesso.
"A cúpula, que acontecerá nos dias 15 e 16 de junho, irá mostrar mais uma vez a capacidade do Catar de sediar grandes eventos como esses", disse ele, de acordo com a agência de notícias do país, Foreign Information Agency.
O vice-ministro falou que as pautas sugeridas pelo Catar para o evento tratam de maneiras para lidar com a pobreza, a fome e os desastres naturais nos países do sul, além de assuntos de economia, indústria, saúde e educação.
Al-Rumaihi disse que espera como resultado da cúpula uma declaração política e econômica, com as necessidades, recomendações e expectativas para todos os países participantes e organizações internacionais para estreitar a relação de cooperação política, econômica e comercial entre eles. O vice-ministro também enfatizou a importância do G-77 como órgão das Nações Unidas (ONU) trabalhando nos campos políticos e de diplomacia, e que tem grande impacto nas decisões da Assembléia Geral da ONU.
A cúpula de Doha vai tratar ainda de assuntos de cooperação Sul-Sul, relacionados à globalização, cooperação tecnológica e aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos por líderes mundiais durante a cúpula das Nações Unidas em 2000.
*Tradução de Silvia Lindsey

