São Paulo – A consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC) Oriente Médio vai construir uma nova sede regional em Riad, capital saudita, e contratará mais de seis mil funcionários na região nos próximos cinco anos. A informação foi publicada no site do jornal saudita Arab News, com base em entrevista do líder sênior da PwC na Arábia Saudita, Riyadh Al Najjar.
A sede ficará no Distrito Financeiro do Rei Abdullah (KAFD, na sigla em inglês). De acordo com Al Najjar, a nova base se encaixa da Visão 2030 saudita porque vai ajudar os clientes da consultoria a aproveitarem as oportunidades que surgirem. O Visão 2030 é um plano estratégico saudita para promover a diversificação econômica e o crescimento do país.
Al Najjar afirmou que acredita que a nova sede da PwC pode ajudar a atrair outras empresas globais para a Arábia Saudita. O executivo afirmou também que a empresa foi incentivada pelos novos regulamentos sauditas que beneficiam empresas internacionais.
O líder de estratégia e mercado da PwC no Oriente Médio, Stephen Anderson, também disse ao Arab News que a força da economia saudita, no momento da pandemia de covid-19, foi encorajadora. “Saindo da pandemia, a transformação que vimos na Arábia Saudita até agora, que tem sido notável, só vai aumentar”, falou Anderson.
Os executivos da PwC acreditam no crescimento do mercado de consultoria da Arábia Saudita. “O mercado de consultoria no Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) encolheu 12,4% para US$ 2,68 bilhões em 2020 por causa da pandemia global, no entanto, é esperado que cresça cerca de 17% em 2021″, disse Al Najjar, com base no The GCC Consulting Market 2021, da Source Global Research.
O mercado saudita de consultoria teve o melhor desempenho na região na pandemia, com queda de 11%, abaixo do índice do GCC. Em 2021 é esperado avanço de 19%, acima da média regional. Al Najjar falou que a Arábia Saudita, de uma perspectiva regional, em função dos grandes projetos e transformações em vários setores, é um grande mercado para a PwC e muito significativo no Oriente Médio.
A consultoria já tem 1.500 sócios e funcionários nas suas operações na Arábia Saudita, dos quais 40% são cidadãos sauditas. De acordo com Anderson, a companhia tem planos de aumentar significativamente esse percentual. A PwC opera na Arábia Saudita desde 1979 e possui cinco escritórios nas cidades de Riad, Jeddah, Al Khobar e Dhahran, e em breve também lançará uma nova base em Al Ula.