São Paulo – A companhia aérea Qatar Airways anunciou nesta semana a compra de 35% da maior empresa aérea de cargas da Europa, a Cargolux. O negócio foi assinado pelo CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, e pelo presidente da Cargolux, Frank Reimen. Al Baker afirmou que a empresa aérea árabe pretende ampliar sua atuação no transporte de carga nos próximos anos e ser um dos líderes globais no segmento até 2015.
O CEO da companhia de Doha também disse que a compra de parte da Cargolux vai permitir à Qatar ampliar os destinos atendidos. Além de operar a partir do Catar, a empresa terá acesso ao pólo de distribuição de Luxemburgo, base da Cargolux.
Al Baker acredita que as duas empresas poderão reduzir custos, pois aos 16 Boeing 747 utilizados pela Cargolux atualmente, irão se juntar as 97 aeronaves que a Qatar utiliza para transporte de cargas, entre jatos de carga, de passageiros ou executivos.
Para o transporte de cargas, a Qatar opera três Airbus A330-600 e dois Boeing 777 e irá transformar algumas de suas aeronaves Airbus A330 de passageiros em modelos para transporte de cargas. Hoje, parte dos produtos enviados pela Qatar Airways para 100 destinos viaja nos compartimentos de bagagem das aeronaves comerciais. Os aviões de carga da empresa de Doha atendem 30 destinos.
A companhia árabe espera a entrega de quatro novos Boeing 777 cargueiros nos próximos anos. Por seu lado, a Cargolux será uma das primeiras companhias de transporte de cargas a receber o Boeing 747-8, a versão mais moderna do jumbo.
A Qatar Airways tem planos de atender 120 destinos em 2013, com 120 aeronaves da sua frota. A empresa deverá receber ainda neste ano a primeira unidade do Boeing 787, novo projeto da fabricante norte-americana. A Qatar também tem encomendas de 80 Airbus A350, oito modelos Airbus A321, cinco A380-800, 60 Boeing 787 e 29 Boeing 777.

