São Paulo – A Qatar Airways e a GOL Linhas Aéreas assinaram nesta quarta-feira (05) um acordo de “code share”, que permite o compartilhamento de voos entre as rotas operadas pelas duas companhias.
Com o acordo, a empresa aérea do Catar poderá oferecer a seus passageiros voos para 48 destinos no Brasil operados pela GOL (veja a lista de cidades ao final da matéria).
De acordo com informações da assessoria de imprensa da GOL, as duas empresas também estão avaliando a possibilidade de unirem seus programas de milhagem. Assim, os passageiros participantes dos programas Smiles (da GOL) ou Privilege Club (da Qatar Airways) poderão acumular milhas e realizar os resgates em todos os voos operados por ambas as companhias.
"Seis meses atrás, a Qatar Airways fez uma entrada histórica na América do Sul, com voos sem escalas para São Paulo a partir de Doha e, com isso, abriu muitas oportunidades para os passageiros da nossa rede que querem voar para o Brasil", declarou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, por meio de nota.
"Hoje, estamos muito satisfeitos por ampliar nosso alcance ainda mais em todo o Brasil, maior país da América do Sul, por meio dessa grande parceria com a GOL. Mais acesso e maior número de cidades reforçam a rede da Qatar Airways, o que se converte em benefícios aos clientes, que terão mais opções de escolha", completou.
Constantino de Oliveira Junior, CEO da GOL, também destacou as vantagens do acordo para sua empresa. “Temos grande satisfação em estabelecer essa parceria com a Qatar Airways, uma das empresas mais reconhecidas na aviação internacional. Com o acordo, além de aumentarmos o movimento em nosso sistema, pretendemos oferecer aos nossos clientes participantes do SMILES acesso direto ao Oriente Médio e à Ásia, ampliando ainda mais a abrangência do programa, que já tem parceiros na América do Norte e Europa”.
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Marcelo Bento, diretor da GOL, informou que a companhia não irá vender trechos da Qatar, por não operar voos de longo curso. No entanto, a empresa informou que o acordo representará um canal adicional de vendas, ao promover um aumento no fluxo de passageiros e nas taxas de ocupação de seus próprios voos.
O contrato foi enviado pelas companhias para análise e aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
As companhias
A GOL Linhas Aéreas oferece voos a baixo custo e, atualmente, opera quase 900 voos diários para 51 destinos em 13 países. Empresa privada, fundada em 2001, a companhia opera com uma frota de Boeings 737 Next Generation.
A Qatar Airways é a companhia aérea nacional do Catar. Fundada em 1994, hoje trabalha com 91 aeronaves para 95 destinos, no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Oceania e nas Américas. O voo entre as cidades de Doha, no Catar, e São Paulo, foi inaugurado em junho do ano passado.
Destinos
A partir de São Paulo, os passageiros da Qatar Airways poderão seguir para os seguintes destinos em aviões da GOL:
Aracaju, Bauru, Belém, Brasília, Boa Vista, Cuiabá, Campo Grande, Chapecó, Belo Horizonte (Confins), Campinas, Campina Grande, Curitiba, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (aeroportos do Galeão e Santos Dumont), Goiânia, Foz do Iguaçu, Imperatriz, Ilhéus, Juazeiro do Norte, Joinville, João Pessoa, Londrina, Marabá, Manaus, Macapá, Maceió, Maringá, Natal, Navegantes, Palmas, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Porto Velho, Presidente Prudente, Rio Branco, Recife, São Luís, Salvador, Santarém, Teresina, Uberlândia e Vitória.

