Da redação*
São Paulo – A Qatar Airways confirmou um pedido de 80 aviões modelo A350 XWB, fabricados pela Airbus. O contrato foi assinado no início do mês pelo emir do Catar, Hamad Ben Khalifa Al Thani, e pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy.
Além de confirmar o pedido, a linha aérea do Golfo Arábico encomendou três A380s ("Superjumbo"), aumentando para cinco o total de pedidos da companhia por A380s. O contrato para o novo pedido foi assinado na feira Paris Air Show pelo CEO da Qatar Airways, Akbar Al-Baker, e pelo presidente e CEO da Airbus, Louis Gallois.
O A350 XWB é a mais nova aeronave da Airbus, e um dos aviões mais avançados do mundo. A aeronave foi projetada para oferecer maior produtividade, aumentar o conforto dos passageiros, reduzir os custos operacionais e favorecer o meio-ambiente, aproveitando melhor o combustível.
O A380 é uma das aeronaves menos nocivas ao meio-ambiente que existem e deverá contribuir significativamente para reduzir ainda mais a média de consumo de combustível da frota global de aeronaves. “A Qatar Airways é cliente da Airbus há muito tempo e possui modelos pertencentes a todas as nossas famílias de aeronaves”, disse Galloi.
A Qatar Airways é a maior operadora da Airbus no Oriente Médio. A encomenda das aeronaves modelo A380, que tiveram atrasos na linha de produção, vem numa boa hora para a Airbus, que está em processo de reestruturação e demitiu 10 mil funcionários na França, Alemanha e Grã-Bretanha.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

