Isaura Daniel
São Paulo – A Qatar Airways, companhia aérea do Catar, quer criar um vôo direto de São Paulo para Doha. A empresa vai inaugurar oficialmente um escritório na capital paulista no começo de junho. De acordo com o diretor geral da Qatar Airways para a América Latina e Caribe, Ian Gillespie, não há data definida para o início do vôo, mas a intenção é que ele entre em operação no decorrer dos próximos 18 meses. Gillespie, britânico que vive no Brasil, começou a trabalhar para a companhia catariana no final do ano passado e foi nomeado diretor para a região no primeiro semestre deste ano.
A abertura do escritório e a nomeação de Gillespie fazem parte de um plano maior de ação da companhia para a América Latina. Antes de inaugurar o vôo direto, a Qatar Airways pretende fazer um acordo de code share com uma companhia brasileira, provavelmente a Varig. A companhia brasileira levará os passageiros do Brasil até a Europa, em vôo direto, e a Qatar Airways da Europa para Doha, capital do país árabe, também em linha direta. Isso deve ocorrer em dois meses, segundo previsões de Gillespie.
Ainda não existem vôos diretos do Brasil para capitais árabes. A Qatar Airways, com a iniciativa, pretende ser uma opção não apenas para quem quer ir até Doha, mas para os latino-americanos interessados em visitar outros países árabes e também outros asiáticos, como China, Japão, Indonésia, Filipinas e Índia. "São todas economias com as quais o Brasil está fazendo negócios", diz Gillespie. De acordo com o diretor, o Catar está muito bem localizado entre a América Latina e o Oriente.
Na América Latina, o Brasil
O Brasil foi escolhido como base das operações para a América Latina em função de uma série de vantagens, segundo o diretor. "Há muitas oportunidades de negócios em vias de desenvolvimento, é o país da região que mais tem comércio com os países árabes, tem uma grande colônia de árabes e descendentes morando e trabalhando no país, que ainda têm laços com os países de origem, e tem o maior número de viajantes na América Latina", diz.
Gillespie acredita que as oportunidades que há para empresários latino-americanos no mundo árabe, como no setor de construção civil e no setor energético, ajudará a garantir a demanda por viagens para a região. A intenção da Qatar Airways é oferecer passagem de ida e volta por US$ 1,3 mil já daqui a dois meses, no lançamento de vôo casado com uma companhia brasileira. A empresa catariana também conta com programa de milhagem que será oferecido aos passageiros.
A Qatar Airways é uma companhia aérea cujo capital é metade do governo do país árabe e metade de investidores privados. A empresa oferece vôos para 67 destinos e está em rápida expansão. No começo do ano passado foram abertas linhas para Nova Délhi, na Índia, Atenas, na Grécia, Alexandria, no Egito, Mashad, no Irã, Túnis, na Tunísia, Argel, na Argélia, e Osaka, no Japão. No final do ano foram inaugurados vôos para Nairóbi, no Quênia, Madri, na Espanha, e Berlim, na Alemanha.
A empresa opera para a Europa, Oriente Médio e África, Subcontinente Indiano, Oceano Índico e Ásia. As suas companhias parceiras no mundo são Lufthansa, Malaysian, Alitalia, Garuda Indonesia, Thai Airways, All Nipon Airways, Phillippine Airlines, Biman Bangladesh, Middle East Airlines, Yemenia, British Midland e SNCF French Railways.
A Qatar Airways tem atualmente 42 aeronaves, todas Airbus, e encomendas de mais 30, também Airbus. Os aviões atuais são 12 Airbus A330-200s, 11 Airbus A320-200s, nove Airbus A300-600s, quatro Airbus A330-300s, dois Airbus Long Range A319LR, dois Airbus A321-200s, um Airbus A319CJ e um Airbus A300-600 Cargo Freighter. A Qatar Airways tem 3.400 funcionários e suas subsidiárias 3.150.
Qatar Airways – América Latina
Telefone: +55 (11) 3069 9595
E-mail: igillespie@br.qatarairways.com

