São Paulo – A Qatar Airways Cargo, divisão de carga da companhia aérea com sede em Doha, no Catar, criou neste ano uma iniciativa para o transporte de animais selvagens dentro do programa de sustentabilidade da empresa, com o nome WeQare: Rewild the Planet.
No final de abril, a companhia voou com sete leões que saíram de Kiev, na Ucrânia, passando por Doha, no Catar, para retornar às reservas naturais de Kouga e Swinburne, na África do Sul, que receberam os três leões, uma leoa e três filhotes, chegando por Joanesburgo. Na foto acima, os leões entrando na reserva natural.
A viagem durou três dias e os leões puderam andar na grama pela primeira vez em suas vidas. O transporte de Kiev a Doha durou quatro horas e foi feito em uma aeronave de passageiros Boeing 777. Já o deslocamento de Doha até Joanesburgo ocorreu na aeronave Airbus A350-900.
Todos estão com boa saúde. Foram necessários seis meses de trabalho envolvendo uma dúzia de departamentos e mais de 50 funcionários para garantir que a operação corresse como o planejado. A ação foi feita junto à ONG ucraniana Warriors of Wildlife (Wow, na sigla em inglês) levando os leões para seu habitat natural gratuitamente. Warriors of Wildlife, em tradução livre, significa “Guerreiros da Vida Selvagem”.
Transportar animais selvagens sem custos de volta ao seu ambiente natural a pedido de órgãos de proteção da vida selvagem é o objetivo da Qatar Airways Cargo com sua iniciativa Rewild the Planet.
“O repatriamento de animais silvestres é um grande empreendimento, principalmente em distâncias tão grandes. Mas pudemos contar com as equipes da Qatar Airways Cargo que estão 100% por trás do trabalho que fazemos. Eles desempenharam um papel crítico. Sem eles, sete leões ainda estariam em cativeiro em condições atrozes. Então obrigado a eles”, disse em nota Lionel De Lange, fundador e diretor da Wow.
O transporte de animais selvagens requer uma cooperação estreita entre os serviços específicos envolvidos entre a Qatar Airways Cargo e a equipe da ONG, que cuida do bem-estar dos animais durante toda a jornada.
Os sete leões resgatados viveram em cativeiro por anos e segundo a ONG, nunca serão capazes de se adaptar na natureza. Eles deverão passar os próximos meses em uma área protegida, na qual irão aprender a explorar a natureza. Depois, eles serão transferidos para uma reserva natural muito maior, onde serão protegidos e cuidados pelo resto de suas vidas.
A Qatar Airways Cargo se comprometeu a continuar com o programa para que os custos de transporte de logística nunca impeçam as ONGs de salvarem a vida selvagem do planeta.
As informações são da Qatar Airways.
Veja o vídeo da viagem no Youtube: