São Paulo – A companhia estatal de investimentos Qatar Holding, do Catar, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai adquirir uma participação de 5% na operação brasileira do Banco Santander. A transação foi avaliada em US$ 2,7 bilhões, segundo informou o site de notícias Arabian Business.
O grupo bancário Santander, o maior da Espanha, informou em nota que vai vender à Qatar Holding títulos obrigatoriamente conversíveis em valor equivalente a 5% do capital do Banco Santander Brasil. Os títulos, com vencimento em três anos, serão vendidos por 23,75 reais (US$ 14,22) cada.
Os títulos terão taxa de cupom anual de 6,75%, segundo o Santander. A venda deverá permitir que a unidade brasileira do banco atinja sua meta de ter 25% de suas ações disponíveis na bolsa de valores até o final de 2014, ainda de acordo com o banco espanhol.
A transação deve ser concluída até o final do mês de outubro. A companhia Barclays Capital está atuando como consultora financeira exclusiva da Qatar Holding no processo.
"Esta aquisição faz parte de nossa meta de aumentar nossa exposição a mercados emergentes de rápido crescimento como o Brasil", afirmou o vice-presidente da Qatar Holding, Hussain Ali Al-Abdulla. "Já investimos na China em meados deste ano. Assim, deveremos diversificar ainda mais a cobertura geográfica de nosso portfólio, que agora passa a incluir a América Latina".
Em entrevista concedida à ANBA em maio deste ano, o CEO da Qatar Holding, Ahmad Al-Sayed, disse que a empresa é “oportunista” e sempre procura por negócios atrativos. Em janeiro, durante visita do emir Hamad Bin Khalifa Al Thani a Brasília, foram assinados acordos de cooperação entre o braço de investimento do Qatar Investment Authority, fundo soberano do país árabe, e a Vale, a Previ, que é o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

