Da redação*
São Paulo – A Qatargas vai fornecer 700 mil toneladas de gás natural liquefeito (GNL) ao México a partir de 2009. O produto será importado através do Terminal de Altamira na área do golfo do México do país norte-americano. O acordo estabelecendo o fornecimento foi assinado esta semana entre a Qatargas e a mexicana Total Gas & Power, segundo informa o jornal Gulf Times, do Catar.
O GNL do Qatar será usado principalmente na planta de geração elétrica de Altamira V, na cidade de Tampico, mas também será revendido para outras unidades de geração elétrica.
O gás será transportado em embracações Q-Flex da Qatargas, de última geração. Os Q-Flex são navios para transporte de GNL que consomem 40% de energia a menos do que a média das embarcações atuais e emitem menos dióxido de carbono. Os navios também têm capacidade 50% acima da média dos navios em operação hoje em dia, podendo transportar entre 210 mil e 216 mil metros cúbicos de gás.
O gás vendido ao México sairá da Unidade 5 de produção de gás da Qatargas, prevista para entrar em operação em 2009. Os controladores desta unidade de produção são a Qatar Petroleum, ExxonMobil Qatargas (II) Limited e Total E&P Qatargas II Holdings Ltd.
*Tradução de Mark Ament

