São Paulo – A Qatargas anunciou nesta quinta-feira (10) que alcançou o posto de maior produtora de gás natural liquefeito (GNL) do mundo, segundo matéria publicada pelo site árabe de notícias financeiras AMEinfo. A notícia segue a inauguração da sétima unidade de produção do projeto Qatargas 4 (QG4) na Cidade Industrial de Ras Laffan, projeto construído pela Qatar Petroleum (70%) e Shell (30%), operado pela Qatargas.
Segundo o ministro da Energia e Indústria do país, Mohammed Saleh Al Sada, que acumula o cargo de presidente do conselho da Qatargas, "este é um marco significante para o Catar, que tem agora 14 unidades produzindo GNL, fornecendo energia para dezenas de milhões de pessoas ao redor do mundo".
A sétima unidade de produção da Qatar Gas, na QG4, tem capacidade de produção de 7,8 milhões de toneladas de GNL por ano, a maior capacidade de produção do mundo, igual à da sexta unidade da empresa, na QG3. Com a nova unidade, a capacidade de produção de GNL da Qatargas alcançou 42 milhões de toneladas de GNL ao ano.
O gás produzido pela QG4 abrirá novos mercados para a empresa, sendo vendido aos Estados Unidos, China e também Dubai. Embora estes contratos sejam de longa duração, a Qatargas busca novos mercados para diversificar sua base de clientes.
O projeto QG4 foi desenvolvido pelo mesmo grupo que desenvolveu o projeto QG3, idêntico. Ambos os projetos (cujos acionistas são diferentes) utilizam a mesma estrutura marítima e de armazenamento, sendo operadas de forma conjunta, o que leva a maior sinergia e eficiência.
O sistema de alimentação da QG4 e QG3 inclui três plataformas não tripuladas, 33 poços e dois gasodutos submarinos. Além das 7,8 milhões de toneladas ao ano de GNL, a QG4 também produzirá 70 mil barris ao dia de condensados de gás natural e gás liquefeito de petróleo.
Os produtos serão transportados ao mercado em uma frota de oito navios com capacidade de 210 mil a 266 mil metros cúbicos, operados pela Qatar Gas Shipping Company, também conhecida como Nakilat.
*Tradução de Mark Ament

