São Paulo – Durante o primeiro dia da terceira edição do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), cinco executivas se reuniram em um painel para falar sobre a temática “Liderança feminina na economia halal”. O evento, organizado em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora, aconteceu na cidade de São Paulo.

Iniciando o painel, Silvia Antibas, vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e mediadora do painel, falou um pouco sobre como halal é um estilo de vida. “Halal são valores universais contemporâneos, portanto, fazem parte da vida de todo mundo e das mulheres principalmente.”
Na sequência, a vice-presidente de Marketing conversou com Sarah Hassan Kamal El Gazzar, reitora da Faculdade de Transporte e Logística Internacional, a respeito da presença de mulheres da tecnologia no mundo do halal.
“Ter mulheres no setor de logística provou que elas não são apenas beneficiárias do empoderamento, mas também impulsionam a transformação no setor logístico, especialmente se estamos falando da economia halal”, explicou Sarah. “Como especialista na área de logística, posso dizer que o campo da logística há muito tempo é visto como um setor dominado por homens e altamente técnico, mas agora podemos testemunhar mulheres jovens gerenciando projetos e cadeias de suprimentos, e representando suas instituições internacionalmente.”
Mulheres na economia halal
Para falar a respeito das tendências mais recentes sobre a participação da mulher na economia halal, a outra mediadora do painel Claudia Yazigi, diretora estatutária da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e presidente do Comitê de Mulheres WAHI, chamou Alessandra Frisso, diretora estatutária da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e diretora da H2R Pesquisas.
“As evidências mais recentes mostram que a liderança feminina é mais notável, tanto no Brasil como globalmente, nos setores da moda, alimentos, turismo, finanças e cosméticos. E quando falamos das áreas com crescimento mais vertiginoso, destacamos os cosméticos, moda e farmácia”, disse Alessandra. “Ainda temos mulheres jovens atuando muito fortemente em tecnologia, trazendo startups, criando novos negócios com um olhar muito interessante, um olhar feminino para problemas da família e das comunidades.”
Ainda dialogando sobre setores da economia halal que mais crescem com a presença feminina, Soha Chabrawi, gerente técnica e religiosa da qualidade da Fambras Halal Certificadora, apresentou dados de uma pesquisa recente.
“De acordo com estudo feito pelo The Global State of Islamic Economy, a mulher tem influenciado três setores: moda, cosmético e turismo”, contou Soha. “A mulher muçulmana é muito vaidosa, por isso gosta de ter boas roupas e cosméticos. Quando falamos de moda muçulmana falamos de moda mais modesta, que não é fácil de ser encontrada em países não mulçumanos. Por existir essa falta, até marcas famosas como Nike e Puma estão se voltando para esse público.”
No final do painel, Sulivan Alves, diretora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), abordou a temática da presença feminina no agronegócio.
“Falar de mulher no agronegócio é falar de maneira estratégica de uma economia a ser melhorada. Temos melhorado, mas objetivamente falando, elas ainda estão atrás na posição de liderança global em todas as áreas e da equidade salarial. E falar de empoderamento feminino serve para dar oportunidade iguais com direitos e deveres iguais. Quando a mulher prospera, a humanidade prospera.”
O fórum é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora. O GHB tem como patrocinadores MBRF (Marfrig – BRF), MODON (Saudi Authority for Industrial Cities and Technology Zones), Seara, CaraPreta Carnes Nobres, EcoHalal, Emirates, Grupo MHE9, Laila Travel e Prime Company, SGS, com catering da Água Mineral Frescca e Pão & Arte Frozen Bread.
São parceiros estratégicos Islamic Chamber of Commerce and Development (ICCD) e Islamic Chamber Halal Services (ICHS). Também há apoio institucional da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brazilian Beef, Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Brazilian Chicken, International Halal Academy e União das Câmaras Árabes (UAC).
*Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA


