São Paulo – Quatro companhias egípcias do setor médico-hospitalar estão entre os mais de mil expositores da Hospitalar, feira considerada a segunda maior do gênero no mundo que começou ontem (2) e segue até a próxima sexta-feira no Expo Center Norte, em São Paulo. Os empresários egípcios estão otimistas com as oportunidades que o mercado brasileiro oferece e apostam na Hospitalar para garantir seu espaço no país e também nos demais países da América Latina.
A Euromed, que participa da feira pela quinta vez, desenvolveu um produto específico para o Brasil e está apresentando a novidade na Hospitalar. “Criamos e patenteamos um cateter intravenoso com uma agulha de segurança, que é mais simples e 50% mais barato que os concorrentes brasileiros”, afirma o vice-presidente da Euromed, Wael Reda Abdou. “Além disso, estamos aguardando o registro de mais três produtos na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, destacou. A fabricante exporta para o Brasil desde o ano passado por meio de um distribuidor sediado em São Paulo. Os produtos da Euromed são vendidos em 32 países, na Europa, África e Oriente Médio.
Quem também está na feira pela quinta vez é a Pharmaplast, fabricante de curativos infantis e adultos, desde os mais simples comercializados em farmácias até os usados em centros cirúrgicos. “Negócio é igual casamento. Exige dedicação e presença constante, por isso fazemos questão de marcar presença na feira”, explica o diretor técnico Mamdouh Atteia. A empresa já trabalha com distribuidores em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas veio para a feira em busca de grandes distribuidores da área hospitalar. “Queremos contatos que permitam negociações maiores”, diz Atteia. A Pharmaplat está no mercado desde 1985 e já exporta para 67 países.
A Enteplin, fabricante de componentes e produtos laboratoriais como cateteres, cânulas intravenosas e máscaras de oxigênio, escolheu a Hospitalar para concluir negociações em andamento e está de olho também no mercado latino.“Queremos finalizar negociações e encontrar novos importadores não só aqui no Brasil, mas em toda a América Latina”, afirma o gerente de exportação Magdy El Dabe. A empresa tem 17 anos e exporta para 15 países.
A MillendMed, fabricante de software para diagnóstico em imagem, participa da feira pela segunda vez. Em 2008 firmou parceria com um distribuidor de São Paulo, mas ainda não fechou nenhum negócio. “A participação na edição passada serviu mais para conhecer melhor o mercado brasileiro e oportunidades de negócios aqui e nos demais países da América Latina. “É um mercado grande, mas a concorrência é bastante pesada, por isso é preciso insistir na divulgação de nosso produto”, disse o presidente da companhia, Mohamed Shoura. Segundo ele, a MillendMed é a maior empresa provedora de soluções de informática para a saúde da mulher no Egito.
Na contramão da crise
A cerimônia de abertura da 16ª edição da Hospitalar ocorreu ontem (2), ao meio-dia, com a presença de autoridades do setor. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o setor da saúde no Brasil tem sido um contraponto à atual crise financeira internacional.
“Este é um momento em que profissionais de saúde, gestores, empresários se encontram para discutir aspectos do atendimento à saúde, novas tecnologias no campo da gestão e da segurança, infraestrutura em serviços de saúde. Então, é importante a presença de mais de 30 países aqui e o fato de a feira ser 20% maior que a do ano passado”, disse Temporão. “Em um momento de crise, o que chama a atenção é termos a saúde como um componente importante na política social, mas também no desenvolvimento, empregos e riqueza”, acrescentou.
Com 1,2 mil expositores de 32 países e mais de 3 mil importadores, a previsão é de receber 78 mil visitantes nos cinco dias de feira. A forte presença de expositores e os visitantes de outros países aguardados na Hospitalar 2009 confirmam a percepção estrangeira de atratividade do mercado brasileiro – 40% dos expositores da Hospitalar são empresas internacionais.
Rodadas
A partir de hoje, compradores da Arábia Saudita, Líbano e Catar estão entre os 24 importadores de 15 países que vão participar das rodadas de negócios da Hospitalar. Os encontros devem gerar US$ 9 milhões em negócios para os próximos 12 meses, segundo a expectativa da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo). A maior delegação é da Arábia Saudita, formada por quatro empresas.
Serviço
Hospitalar
Data: de 02 a 05 de junho
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo
Horário: das 12h às 21h

