Dubai – Depois de um ano de testes de produção, o primeiro lote comercial de queijo feito com leite de camela dos Emirados Árabes Unidos deverá chegar às prateleiras dos supermercados na próxima semana.
O queijo tem nove gramas de gordura por 100 gramas de produto, bem menos do que outros queijos, que normalmente contêm de 25 a 35 gramas de gordura para cada 100 de produto. A validade da mercadoria é de duas semanas.
O leite de camela contém menos de 10% de elementos sólidos, por isso rende pouco queijo, o que torna o produto caro. Mesmo assim, a empresa Camelicious, que fabrica o queijo, pretende também exportar a mercadoria, de acordo com o jornal The National, de Abu Dhabi.
A fazenda está ampliando seu rebanho. Todos os meses, ela recebe pelos menos 200 animais vindos da Arábia Saudita, Sudão, Iêmen, Paquistão, Omã e dos próprios Emirados.
A companhia planeja fabricar mais derivados do leite de camela no futuro, como coalhada seca, manteiga e outros tipos de queijos.
Outra empresa, a Al Ain Dairy, uma das principais indústrias de lácteos do país, anunciou no ano passado a intenção de lançar um novo tipo de sorvete feito com leite de camela.
*Tradução de Alexandre Rocha