Silwan Abbassi*
Brasília – Foi inaugurada ontem (01) em Ramallah, na Palestina, a Expo Home Palace, feira de móveis, objetos de decoração e acessórios. As informações são do jornal palestino Al Ayam. A exposição, organizada pela empresa Expo Works Palace e patrocinada pelo Banco Árabe Islâmico, foi aberta ao publico hoje e funcionará pelos próximos três dias.
Durante a cerimônia de inauguração, o subsecretário do Ministério de Economia Nacional, Jawad Alnagi, falou da importância das exposições e feiras de negócios para abrir oportunidades de mercado para empresas palestinas. Segundo ele, a organização de feiras como essa motivam os produtores a alcançar altos padrões de qualidade e tornar-se competitivos em mercados estrangeiros.
Alnagi afirmou que as exposições são um dos mais importantes meios para promover produtos diferentes, tantos os locais quanto importados, oferecendo aos consumidores variedade de produtos em termos de qualidade e preço.
O subsecretário disse ainda que a Expo Works Palace vai organizar uma série de exposições especializadas no futuro próximo. Alnagi agradeceu a participação do Banco Árabe Islâmico e do Banco Árabe no evento, consolidando assim a ligação entre as instituições financeiras e o comércio.
Segundo Alnagi, o ministério está pronto para dar todo seu apoio ao setor privado palestino, com o objetivo de levar os produtos do país ao mercado externo, tanto entre os países árabes quanto para fora de região.
O subsecretário também afirmou que o Ministério da Economia pretende concluir uma série de acordos comerciais com vários países para introduzir os produtos palestinos em novos mercados. De acordo com ele, a Autoridade Nacional Palestina aproveitou as resoluções das reuniões de cúpula da Liga Árabe que isentam os produtos palestinos de tarifas alfandegárias nos mercados árabes.
Já para o gerente-geral da Expo Works Place e diretor executivo da mostra, Imad Douani, a edição de 2006 da feira Expo Home Place é um evento de enorme importância, por que trata-se da primeira e maior exposição do gênero nos territórios palestinos.
*Tradução de Silvia Lindsey