Da redação
São Paulo – A Randon S.A. Implementos e Participações está instalando uma linha de produção de vagões ferroviários. A possibilidade de criação de uma unidade fabril específica para o segmento, dentro de alguns anos, já é avaliada pela empresa.
Depois de ter produzido um protótipo para a América Latina Logística (ALL), operadora da malha centro-sul do Brasil e na região central da Argentina, a empresa acertou a venda de 30 vagões graneleiros, que serão entregues até o final de junho deste ano.
A empresa, que para o setor ferroviário já produz o sistema bimodal Transtrailer (semi-reboque rodoviário estruturado para ser engatado sobre truques ferroviários), está investindo, inicialmente, R$ 1 milhão na adaptação de linha produtiva, ferramentaria, pesquisa e desenvolvimento para a fabricação das caixas dos vagões.
O crescimento da safra brasileira de grãos, o desenvolvimento das empresas concessionárias da malha ferroviária e o interesse do governo federal em revitalizar essa modalidade de transporte foram os fatores que chamaram a atenção da Randon para a nova oportunidade de negócio.
“Em vez de apenas assistirmos a uma mudança na matriz do transporte de cargas brasileiro, percebemos no setor ferroviário mais uma oportunidade de expansão e crescimento, afinal, soluções para o transporte é o nosso negócio”, afirma o diretor Corporativo das Empresas Randon, Erino Tonon.
O novo produto é um vagão do tipo hopper, de 100 metros cúbicos, destinado ao transporte de grãos e farelo. As pretensões de crescimento são fortes. “Nossa nova linha estará habilitada a atender a futuras demandas da ALL e de outras operadoras ferroviárias”, ressalta Tonon. Uma perspectiva concreta é a necessidade de 600 vagões anunciada pela Bunge, uma gigante da cadeia de agronegócios.
Unidade fabril específica
A Randon, no entanto, pretende ir além, e instalar uma unidade fabril específica para o segmento ferroviário, oferecendo ao mercado vagões completos, desenvolvendo também o material rodante (truques). O diretor Corporativo afirma que “vai depender de como os negócios irão se desenvolver ano longo deste ano. As previsões são bastante otimistas”.
No momento, a nova linha ocupará o espaço antigamente destinado a Suspensys, que ganhou fábrica própria em maio passado.
Tonon enfatiza que os implementos rodoviários não perderão espaço na empresa ou no mercado. “Isso jamais acontecerá, pois essa linha é a base de todo desenvolvimento das Empresas Randon, possibilitando que hoje sejamos capazes de ampliar nossa participação em outros segmentos de transporte, como o ferroviário”, garante.
O protótipo desenvolvido a pedido da ALL foi aprovado em apenas um mês, viabilizando o pedido das 30 unidades. Este lote atenderá a Coinbra, empresa do grupo Dreyfus, que atua na cadeia de agronegócio brasileira.

