São Paulo – O emirado de Ras Al Khaimah está investindo para se promover como destino turístico para brasileiros. Desde março deste ano, a Boarding Gate é representante do emirado no País. Entre as ações já realizadas esteve um road show, que passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Recife e Buenos Aires. Segundo Alex Bernardes, gerente da Ras Al Khaimah pela Boarding Gate para a América Latina e Brasil, esta é a primeira vez que esse emirado tem representação no Brasil.
O destino fica a 40 minutos de carro de Dubai, um dos emirados mais famosos entre os sete que formam os Emirados Árabes Unidos. “Está sendo muito bem recebido porque é uma novidade, as pessoas estavam acostumadas a comercializar [viagens para] Dubai e Abu Dhabi. São destinos de stop over. Ras Al Khaimah é uma opção nova e diferente para quem já conhece Dubai e Abu Dhabi”, contou Bernardes em entrevista por videochamada à ANBA.
Bernardes relata que hoje o emirado recebe 1,2 milhão de turistas por ano, principalmente europeus. A meta é que o destino passe a receber três milhões de viajantes ao ano até 2030. “Como eles têm várias aberturas de hotéis planejadas, precisam aumentar o leque de pessoas chegando e, por isso, estão divulgando na América Latina e indo para a América do Norte também”, disse Bernardes.
Turismo de aventura
Região com possibilidades que vão de deserto ao mar e até a montanha, Ras Al Khaimah guarda a montanha mais alta dos Emirados, a Jebel Jais, com 1.934 metros. Nesse ponto, estão diversas atrações de aventura como tirolesas, rapel, escalada e trilhas.
Com cerca de 345 mil habitantes, ainda há grande quantidade de emiratis vivendo no local. “Quase a metade das pessoas é nascida e criada ali, e se dividem em tribos dos três ambientes: mar, deserto e montanha. Eles são muito orgulhosos de sua cultura, preservam muito a culinária emirati”, relatou. A indicação da Boarding Gate é de, pelo menos, três noites para conhecer as três regiões do emirado, ou de quatro noites para quem busca turismo de aventura.
Histórico
Ras Al Khaimah tem quatro patrimônios inclusos na Lista Provisória de Patrimônios da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Há o forte de Dhayah, a ilha de Jazirat Al-Hamra, Shimal, um local cultural repleto de vestígios arqueológicos e pré-históricos, além de Julfar, cidade situada perto do Estreito de Ormuz.
Outra atração no emirado é a produção de pérolas. “Há um passeio em uma fazenda de pérolas que é da mesma família há séculos. Quem vai, se encanta. Eles contam a história da descoberta da primeira pérola e tem uma mini joalheria que vende colar, onde você pode fazer sua joia”, contou Bernardes.
O público-alvo da promoção é de turistas com alto poder aquisitivo. O turismo de massa não é um objetivo, justamente para não exceder o número de pessoas, segundo Bernardes. “Lá tem muita preocupação com a natureza, estão sendo investidos 120 milhões de euros em sustentabilidade, saneamento básico, reciclagem. A hotelaria é formada por hotéis de cinco e quatro estrelas”, concluiu o executivo.