São Paulo – A International Halal Academy (IHA) lançou durante o Congresso Técnico-Científico Halal (CTec Halal) o curso de MBA Halal “Padrões e Desenvolvimento de Mercado e Negócios”. As aulas serão ministradas em parceria com a Universidade Estácio a partir de 2026. O Congresso foi realizado junto do Global Halal Brazil Business Forum (GHB), maior evento das Américas sobre o mercado halal. O GHB foi promovido em parceria entre a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Fambras Halal Certificadora.
Em comunicado divulgado pela IHA, a instituição afirma que o MBA se aprofunda nos princípios da sharia, que é jurisprudência islâmica, rastreabilidade, gestão da cadeia de suprimentos, avaliação da conformidade halal e em temas econômicos e produtivos de produtos e serviços oferecidos a partir do conceito halal. Alimentos, cosméticos, turismo, finanças e produtos farmacêuticos são alguns dos setores que deverão ser explorados pelo curso.
Halal em árabe significa “permitido”. É um conceito que define o que pode e o que não pode ser consumido pelos muçulmanos. Halal também determina métodos de produção, higiene e manuseio daquilo que será oferecido ao consumidor islâmico. Os processos são certificados por uma empresa. As interpretações do que é halal podem variar de acordo com cada país e com a interpretação desta jurisprudência.
O CTec Halal foi realizado na segunda-feira (27) e na terça-feira (28) como forma de explorar oportunidades no universo islâmico, pois são 57 os países que compõem a Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) e consomem produtos e serviços halal. Entre eles há nações árabes, como Egito e Arábia Saudita, e não árabes, como a Indonésia, país de maior população muçulmana no mundo.
Nos dois dias do CTec Halal foram apresentados e premiados trabalhos científicos que exploraram o tema. Ainda no decorrer do fórum, foi lançado o livro “Sabores halal”, com a história e as receitas de 13 pratos para ser preparados de acordo com as normas islâmicas.
Leia mais:
Fórum GHB reuniu público de 30 países


