Cairo – A empresa United International for Feed, Import and Export anunciou recentemente o lançamento de seu novo projeto na província de New Valley, no Egito, com investimentos de aproximadamente 150 milhões de libras egípcia (equivalentes a US$ 9,5 milhões pela conversão atual). No local, serão estabelecidas granjas de aves e criação de gado, além de cultivados produtos para uso na indústria de ração.
O presidente do Conselho de Administração da empresa, Shaaban Abdel Hafez (foto acima), explicou que a retomada da exportação de aves, derivados e rações no Egito, suspensa em meio ao surto da influenza aviária em 2006, encorajou os investidores do setor a utilizarem seus recursos na concepção de novas fazendas, com o intuito de atender a demanda local e global.
Em entrevista à ANBA, Hafez assegurou que o Egito possui um ambiente de investimento agradável e atraente para os interessados do exterior, tendo em vista o baixo custo de mão de obra e a expansão do mercado, que contabiliza com mais de 100 milhões de consumidores locais, além de demanda oriunda de outros mercados com os quais o país árabe possui acordos comerciais.
Em junho de 2020, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) colocou o Egito na lista de países livres de influenza aviária, concedendo a 32 empresas egípcias a retomada de suas exportações. Vale destacar que neste ano foi exportado grandes volumes de aves de postura e de corte, ovos de mesa e rações para alguns países árabes, tais como Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Omã.
Oportunidades para brasileiros
Com o intuito de usufruir de seus conhecimentos e experiências, Shaaban convidou investidores brasileiros a cooperarem no mercado egípcio de avicultura, se beneficiando de vantagens que o país propicia, como, por exemplo, a isenção tributária na exportação para os países da Liga Árabe, Leste Africano, União Europeia e diversos blocos econômicos.
Ele ressaltou que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango do mundo. Destacou também que o País tem exportado grandes quantidades do produto para o Egito nos últimos anos. Todavia, o Egito conseguiu alcançar sua autossuficiência em aves e ovos de mesa, o que resultou na diminuição das proporções de importação do Brasil e de outros países, de acordo com Hafez.
Ele frisou também que a pecuária está vivendo uma fase sem precedentes no Egito, recebendo inúmeros apoios de figuras políticas, em prol da sua prosperidade. Neste contexto, foi lançado o projeto de Vitela, que incentiva produção de carne bovina, assim como houve abertura de novos locais para investimentos nessa área. A pesca, por sua vez, está no auge de sua história, e a produção local dobrou.
O presidente do Conselho de Administração revelou que o Egito está trabalhando atualmente na implementação de um ambicioso plano estratégico para conquistar a autossuficiência em commodities básicas como arroz, petróleo e açúcar, por meio do aprimoramento do desempenho das indústrias públicas, responsáveis pela produção de commodities estratégicas alimentares, aumentando, portanto, a sua eficiência operacional através do remodelamento das linhas de produção. Também está previsto o cultivo de oleaginosas em alta escala.
O projeto em New Valley
“O projeto será implementado em uma área total de 400 feddans, sendo que, como fase inicial, foram recebidos 200 feddans, e estão sendo preparados para a produção, que ocorrerá ainda neste ano de 2021. A próxima fase está prevista para início de 2022”, disse o presidente sobre o novo projeto da empresa. A área total corresponde a 168 hectares e a área inicial a cerca de 84 hectares.
A empresa é especializada na produção avícola, possuindo hoje um total de 24 mil aves de postura, distribuídas em duas unidades, além de produzir cerca de 400 mil aves de corte por ciclo. As vendas de milho e soja da empresa (importados da Argentina, Estados Unidos e Ucrânia) totalizam mais de 150 mil toneladas por ano. O executivo acrescentou que sua empresa é encarregada pelo fornecimento de mercadorias para mais de 30 fábricas.
A United International for Feed, Import and Export foi fundada em 1999, enquanto a Egyptian Company for Investment, Land Reclamation, Poultry Investment and Animal Production foi criada em 2018 em New Valley.
*Traduzida do árabe por Moein Alaia