São Paulo – A relação entre a busca das realizações dos desejos humanos e o individualismo da sociedade atual será tratada na palestra Marketing Existencial para uma Cultura do Narcisismo, que será dada por Luiz Felipe Pondé, filósofo e colunista da Folha de S.Paulo, na próxima quarta-feira (11), na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, às 19h.
Segundo Pondé, o marketing existencial se situa na busca da realização dos desejos humanos. Ele explica que o mercado procura com psicólogos e outros profissionais saber quais são os desejos práticos das pessoas para poder atendê-los. “Isso deixa de lado uma abordagem mais profunda [do ser humano] e privilegia uma abordagem mais pragmática”, diz.
“A sociedade narcisista é uma sociedade individualista, focada em si mesma. Por isso, o marketing existencial está cada vez mais presente”, explica o filósofo.
Para ele, esta busca da realização dos desejos individuais acaba gerando um isolamento das pessoas. “Na sociedade narcísica, as pessoas são muito solitárias”, aponta. Como exemplos dos desejos mais comuns na atualidade, Pondé cita viagens e variações nos relacionamentos. “São típicos de uma sociedade com poucos vínculos”, diz.
Sobre o papel das redes sociais, ele afirma que elas reproduzem e também produzem comportamentos que já são tendências contemporâneas. “Não são só os jovens que estão nisso”, afirma. Pondé avalia que o marketing existencial atinge principalmente pessoas de 30 a 60 anos.
Serviço:
Palestra “Marketing Existencial para uma Cultura do Narcisismo”
Dia 11 de novembro, às 19h
Local: Sede da Câmara Árabe
Avenida Paulista, 326, 11º andar – Bela Vista – São Paulo
O evento é gratuito para associados da entidade. Para não associados, o custo da participação é de R$ 100.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3147-4066 ou pelo e-mail tmachado@ccab.org.br.


