São Paulo – O faturamento com o turismo internacional no Oriente Médio teve um crescimento de 3% em 2018, segundo relatório da Organização Mundial de Turismo da ONU (UNWTO), divulgado nesta quinta-feira (06). A receita com o turismo internacional global atingiu US$ 1,7 trilhão ano passado, um aumento de 4% em termos reais em relação a 2017. Pelo sétimo ano consecutivo, o faturamento com o turismo internacional – bens e serviços – cresceu mais rápido do que as exportações de mercadorias (que cresceram 3% no período), um reflexo da sólida demanda por viagens internacionais em um ambiente econômico robusto, diz o relatório.
A receita do turismo internacional representa 29% das exportações globais de serviços e 7% das exportações somadas de bens e serviços. Esses números consolidam o turismo internacional entre os cinco principais setores econômicos do mundo, atrás da indústria química e da indústria de combustíveis, e à frente dos setores alimentício e automotivo.
Por regiões, a Ásia e o Pacífico lideraram com um crescimento de 7% nas receitas do turismo internacional, seguido pela Europa, com um aumento de 5%. O Oriente Médio registrou crescimento de 3%, enquanto a África (+1%) e as Américas (0%) tiveram resultados mais modestos. Europa Central e Oriental e Nordeste da Ásia (ambos 9%) foram as subregiões com o maior crescimento.