São Paulo – A operadora brasileira América Latina Logística (ALL) teve aumento de 14,7% no volume transportado no primeiro semestre deste ano, com 17,8 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKUs). No Brasil, a empresa transportou 16 bilhões de TKUs, com aumento de 18,2%.
A receita bruta da companhia chegou a R$ 1,4 bilhão no semestre, com alta de 21,6% sobre o mesmo período do ano passado. "Demos continuidade à melhoria operacional na malha norte e melhoramos também a confiabilidade dos ativos da empresa como um todo, compensando o cenário adverso vivido na Argentina", afirmou o diretor financeiro e de relações com investidores da ALL, Sérgio Pedreiro, em nota.
Na área agrícola, o volume transportado pela empresa cresceu 20,1% no semestre. A movimentação de trigo cresceu 156%, a de açúcar 31% e a do complexo soja 21%. Na unidade industrial, o volume transportado cresceu 14%, principalmente em função do bom desempenho nos segmentos de cimento e combustíveis.
No segundo trimestre do ano, a ALL cresceu 15,2% em volume consolidado, passando de 8,6 para 9,9 bilhões de TKUs. O resultado foi puxado por um aumento de 18,6% no volume da ALL Brasil. Durante o primeiro semestre, foram investidos R$ 325 milhões. Entre os principais investimentos estão a compra e reforma de 1.450 vagões e 50 locomotivas.
"Já temos 70% de nossa capacidade em 2008 comprometida em contratos de take-or-pay. O cenário de mercado positivo deve resultar num crescimento de 12 a 14% na movimentação da empresa em 2008", completa Pedreiro.
A ALL é a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, transporta para clientes de variados segmentos como commodities agrícolas, insumos e fertilizantes, combustíveis, construção civil, florestal, siderúrgico, higiene e limpeza, eletroeletrônicos, automotivo e autopeças, embalagens, químico, petro-químico e bebidas. A companhia oferece uma gama variada de serviços de logística.

