São Paulo – As receitas do Turismo no Egito somaram US$ 2,64 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 39% em comparação com o mesmo período do ano passado. O turismo é uma das principais fontes de divisas estrangeiras do país, junto com o Canal de Suez, as remessas dos trabalhadores que vivem no exterior e as exportações de gás. As informações são da agência Reuters.
O ministro do Turismo do Egito, Zuheir Jaranah, declarou à Reuters que o número de turistas aumentou em 25% durante o ano fiscal de 2007/2008, em comparação com o período anterior. Ele acrescentou que o movimento não foi afetado pelo lento crescimento das economias européia e norte-americana.
O ministro, no entanto, prevê a queda do crescimento do ingresso de turistas ao país, já que o aumento da inflação e a estabilidade da moeda nacional (libra egípcia) podem criar problemas futuros, afetando negativamente o setor de turismo.
De acordo com dados do Banco Mundial, o turismo representou 6,5% do PIB do Egito em 2007. Vale ressaltar que o setor absorve 13% da força de trabalho do país. Estudos estatísticos demonstram que cada 1 milhão de novos turistas abrem oportunidades de trabalho para 200 mil pessoas. Os turistas russos lideraram no ano passado a lista de visitantes, com 1,5 milhão de pessoas, ultrapassando o número de visitantes britânicos.
*Tradução de Saleh Haidar

