Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – A Gulf Air, empresa aérea pertencente ao Bahrein, ao emirado de Abu Dhabi e a Omã, mostrou em 2003 o seu melhor resultado em quatro anos. As receitas cresceram 12,1% para US$ 1,02 bilhão, ante US$ 909,8 milhões em 2002, de acordo com o relatório publicado pela empresa ontem (12).
O relatório também mostrou uma redução de 51% no prejuízo líquido, que caiu para US$ 52,8 milhões no ano passado, ante US$ 108 milhões no ano anterior, de acordo com a agência de notícias árabe Gulf News. O acréscimo de passageiros transportados no ano passado em relação a 2003 foi de 590 mil, informou o relatório.
"Este é um claro voto de confiança. Os resultados são mostrados claramente em números, como o de passageiros transportados, que aumentou 15%, o trânsito em linhas européias, com crescimento de 23%, o número de passageiros freqüentes, multiplicado por quatro, as receitas com cargas, com 20% de aumento, e os custos unitários, que caíram 9%", diz o documento.
O presidente da empresa, James Hogan, afirmou, no relatório, que o número de passageiros transportado pela empresa alcançou recorde de seis milhões. A companhia informou também que a publicação do relatório anual com prestação de contas auditadas é evidência de sua "política de transparência comercial".
"A Gulf Air é uma das poucas empresas aéreas no Oriente Médio a publicar contas que passaram por auditoria e que sejam aceitas por padrões internacionais," informou Hogan.
Recuperação
O relatório de 2003 segue a implantação formal de um programa de recuperação com duração prevista para três anos (Project Falcon), posto em prática pela Gulf Air em dezembro do ano passado.
No relatório, a empresa lembra que seu programa foi posto em prática justamente num ano difícil para o setor áereo mundial. "Falências, demissões e redução de custos foram os termos mais comuns. Além da economia global deprimida e do mercado de viagens em baixa, o terrorismo, preços do petróleo em alta, conflitos regionais, e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars, da sigla em inglês) tiveram uma forte influência na indústria, criando um grande desafio para este programa".
"Apesar disso tudo, a Gulf Air deu um grande salto passando da quase falência a uma posição de força no mercado. Depois de um ano, a Gulf Air é uma empresa diferente", disse o presidente.
"O trabalho duro está compensando e mostrando bons resultados em 2004", disse o vice-presidente de finanças da empresa, Ahmad Al Hammadi. "Tivemos um aumento de passageiros de 35% (no primeiro semestre de 2004 ante o mesmo período no ano anterior) e acreditamos que equilibraremos as nossas contas ainda este ano".