São Paulo – A Head de Consultoria Internacional e do CCAB Lab da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Karen Mizuta, fez a palestra “Internacionalização de startups para países árabes” no REC’nPlay, um evento de inovação digital realizado em Recife, em Pernambuco. No encontro, Mizuta apresentou os 22 países árabes do Oriente Médio e do Norte da África e o potencial que eles oferecem para empresas startups que desejam atuar fora do Brasil.
Muitas vezes, disse Mizuta, as empresas procuram os Estados Unidos, Europa e até a China como primeiro destino do seu processo de internacionalização. No entanto, há países árabes que estão investindo muito no ambiente digital e são abertos a receber empresas estrangeiras. É o caso de Catar e Emirados Árabes Unidos. Jordânia e Marrocos também são nações com uma cultural digital em crescimento, especialmente no setor de games.
“Falei sobre oportunidades, apresentei os países árabes, os ecossistemas [de inovação], que oportunidades cada um oferece. As pessoas queriam saber sobre abertura econômica a estrangeiros, sobre a regulamentação em cada país”, diz Mizuta, que também comanda o CCAB Lab, hub de inovação da Câmara Árabe.
Nos países do Norte da África, indicou Mizuta na palestra, há oportunidades para empresas agritechs, fintechs e foodtechs, além de e-commerce e projetos inovadores em logística. Os países do Golfo, por sua vez, são um polo avançado em Inteligência Artificial e deeptechs, companhias que oferecem soluções de grande impacto, mas demandam muito investimento em pesquisa e desenvolvimento.
Mizuta apresentou, também, um caminho para uma empresa que deseja atuar em um país árabe. Pode estabelecer-se nos Emirados ou no Catar, contratar profissionais em mercados de talentos, como Marrocos, Egito, Líbano e Jordânia, e, então, expandir as atuações para a Arábia Saudita. Em contrapartida, a empresa precisa levar inovação, investir em capacitação regional e identificar quais serviços que oferece podem atender às necessidades locais.
O REC’nPlay é um festival de cultura e tecnologia, realizado em diversos pontos do Recife até este sábado. Oferece mais de 600 atividades gratuitas entre eventos culturais, palestras e painéis de discussão. Embora aborde diversos temas, a economia criativa e a inovação são seus assuntos principais. É realizado pelo Porto Digital, distrito tecnológico que celebra 25 anos neste ano, pela Ampla Comunicação e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A Câmara Árabe foi convidada a participar pelo órgão de fomento às exportações e promoção internacional da cidade, Investe Recife.


