São Paulo – Quatro cidades brasileiras dos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro recebem neste mês a 5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, com filmes dirigidos por cineastas mulheres árabes. A proposta das curadoras, que são a egípcia Alia Ayman e as brasileiras Analu Bambirra e Carol Almeida, é levar ao público uma reflexão sobre o mundo árabe, com uma programação gratuita e quase toda de filmes inéditos.
No Recife, capital do estado de Pernambuco, as exibições começam nesta quarta-feira (13) e vão até 17 de agosto na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj Derby) e no Cine São Luiz. No estado do Rio de Janeiro, além da capital, recebem a mostra Niterói e Duque de Caxias, entre 22 e 30 de agosto, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ), no Cine Arte UFF, na FEBF/UERJ e em escolas públicas parceiras.
Segundo material divulgado pela organização, essa edição propõe uma reflexão crítica sobre as imagens como arquivos vivos da história. “Em um contexto marcado pela violência extrema orquestrada por Israel contra o povo palestino e pela tentativa de silenciamento institucional do horror, a Mostra se afirma como espaço de resistência e solidariedade através do cinema”, dizem as curadoras.
Além das exibições dos filmes, haverá mesas redondas, sessões comentadas, sessões exclusivas com alunos e uma masterclass online chamada “O Caminho para o Arquivo”, com inscrição prévia, aberta a participantes de todo o Brasil, e ministrada pela diretora libanesa Rania Stephan. A cineasta, com filmes exibidos em importantes festivais, compartilhará sua trajetória e seu processo criativo.
A mostra também propõe diálogo entre filmes árabes e brasileiros, em iniciativa chamada Solidariedade Brasil-Árabe. Por exemplo, no Recife, o filme palestino Slingshot Hip Hop (J. Reem Salloum), que retrata a resistência cultural através do hip hop, será exibido junto ao filme pernambucano Sua Majestade, o Passinho (Mannu Costa e Carol Correia), que aborda a força da dança nas periferias brasileiras.
Segundo a organização, entre os destaques estarão os filmes inéditos Rainhas (Yasmine Benkiran, Marrocos/França, 2022) e Sudão, Lembre de Nós (Hind Meddeb, França, 2024), este com exibição exclusiva em Recife. Também estarão na mostra A Canção da Besta (Sophia Al-Maria, França/Reino Unido), Dançando a Palestina (Lamees Almakkawy, Palestina / Reino Unido) e Neo Nahda (May Ziadé, Reino Unido).
Mais detalhes podem ser obtidos no site e Instagram da Mostra.
Serviço:
RECIFE (PE)
FUNDAJ Derby | 13/08 a 17/08/2025
Rua Henrique Dias, 609 – Derby, Recife (PE)
Entrada gratuita. Reserva de ingressos pelo Sympla.
Mais informações: https://cinemadafundacao.com.br/
Cine São Luiz | 17/08/2025
Rua da Aurora, 175 – Boa Vista, Recife (PE)
Entrada gratuita por ordem de chegada (sujeita à lotação da sala)
Mais informações: https://www.instagram.com/cinemasaoluizpe
RIO DE JANEIRO, NITERÓI E DUQUE DE CAXIAS (RJ)
CCBB RJ | 22/08 a 30/08/2025
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Entrada Gratuita – Retirada de ingressos: a partir das 9h do dia de cada sessão pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria
Mais informações em bb.com.br/cultura
Cine Arte UFF | 25/08 a 27/08/2025
Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí, Niterói/RJ
Entrada gratuita, retirada de ingressos na bilheteria
Mais informações: https://www.instagram.com/centrodeartesuff/
FEBF/UERJ – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense | 28/08/2025
Rua Gen. Manoel Rabelo, s/n – Vila São Luis, Duque de Caxias
Entrada gratuita por ordem de chegada.
Mais informações: https://www.instagram.com/febf.oficial/


