São Paulo – A Prefeitura Municipal do Recife, capital do estado de Pernambuco, está se mobilizando pela atração de investimento estrangeiro e começa a se movimentar em direção aos países árabes com esse propósito. O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Carlos Andrade Lima, foi recebido por lideranças da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista, nesta quinta-feira (20), como parte de agenda que cumpre nesta semana em São Paulo para falar de investimentos internacionais.
“Qualquer coisa que o empresário precise quando está chegando no Recife é através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, então, a gente está fazendo esse roadshow para dizer que a secretaria está aberta para isso e para mostrar um pouco do que é Recife, qual é o DNA do Recife, o que é que o Recife tem, o que é que o Recife pode mostrar para o Brasil e para o mundo”, disse Lima à ANBA.
O secretário afirma ver um potencial muito grande no mundo árabe. Ele percebe as relações internacionais brasileiras muito restritas a Estados Unidos e China e afirma que quer fugir disso. A programação em São Paulo, que começou na segunda-feira (17) e seguirá até sexta-feira (21), inclui reuniões com empresas, instituições, consulados e associações de países como Japão e Canadá, entre outros, além dos árabes.
O secretário Lima apresentou para os dirigentes da Câmara Árabe o que ele vê como principais potenciais da sua cidade para atração de investimentos, que são os setores de saúde, de tecnologia e de tecnologia voltada para a saúde. “O Recife tem um porto digital que é um ecossistema que congrega mais de 400 empresas, mais de 21 mil pessoas trabalhando no centro da cidade”, afirma.
Segundo o secretário, o Recife tem mais alunos em tecnologia de informação per capita que qualquer capital do País e o segundo maior hub médico em faturamento do Brasil. “São áreas muito pujantes, então, isso a gente tem que mostrar e dizer que o Recife está aberto para receber mais e mais tecnologias, principalmente nessa parte médica.” Mas há interesse em todo tipo de investimento, diz ele.
Para atrair os investimentos árabes, Lima se diz disposto a ir até os países árabes e a receber os empresários árabes no Recife também. Na Câmara Árabe, ele discutiu trabalho conjunto dentro do propósito da atração de investimentos. Foram levantadas possibilidades de participação em missões, em fóruns de investimentos e a exploração de alguns setores, mas as conversas devem seguir até que se chegue a um planejamento, segundo as demandas e características dos árabes e da cidade do Recife.
Na Câmara Árabe, Lima foi recebido pelo presidente William Adib Dib Junior, pelo vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral Mohamad Mourad, pelo diretor Arthur Jafet e pela diretora de Relações Institucionais, Fernanda Baltazar. Participaram a secretária executiva de Desenvolvimento e Inovação do Recife, Gelisa Bosi, e o gerente geral da Investe Recife, Pedro Leonardo Lacerda.
Leia também:
Corretora cria fundos para Brasil e Emirados