São Paulo – O ano de 2025 deve ser encerrado com recorde de 130 milhões de passageiros transportados por vias aéreas no Brasil. A previsão é do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil (MPor), com base nos dados até novembro do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O transporte aéreo movimentou mais de 117 milhões de passageiros nos 11 primeiros meses deste ano, volume 9,3% superior ao do mesmo período de 2024. O número de passageiros em voos internacionais aumentou mais, em 13,6%, para 25,8 milhões. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, disse que o aumento dos números internacionais reflete o crescimento do protagonismo no País no debate global.
“O Brasil voltou à cena mundial com o presidente Lula. Retomamos o diálogo com diversos países, reforçando nosso potencial econômico e turístico”, falou Costa Filho em material divulgado pela pasta.
Os passageiros internacionais representam 22% da movimentação total no Brasil. Os países com maior participação são Argentina (4,3 milhões), Estados Unidos (4,2 milhões), Chile (3,1 milhões) e Portugal (2,6 milhões). Cerca de 29% dos voos internacionais passam pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, (14,9 milhões de passageiros) e 10% pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (5 milhões).
Leia também:
Turismo de brasileiros no Marrocos cresce 48%


