São Paulo – Uma rede brasileira de supermercados participou do Elite Buyers Program, encontro internacional de negócios realizado nos dias 15 e 16 pela Dubai Exports, agência de promoção de exportações de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (29) pelo escritório da Dubai Exports em São Paulo, o evento reuniu 11 compradores internacionais com 54 empresas associada à agência dos Emirados.
Além da companhia brasileira, que não teve o nome revelado, participaram importadores de Hong Kong, Rússia, Índia, Arábia Saudita e Egito. Segundo a Dubai Exports, a programação incluiu apresentações sobre entidades de apoio ao comércio e aos investimentos em Dubai, rodadas de negócios, visitas a uma fábrica de alimentos e à Zona Franca de Jebel Ali.
A agência informou que a rede brasileira tem 18 lojas na região metropolitana de São Paulo e já havia feito contato com duas indústrias de alimentos dos Emirados na feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas Show), realizada em maio, em São Paulo. A Dubai Exports trouxe para a mostra dez empresas, que expuseram em estande organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
De acordo com a Dubai Exports, o representante da rede supermercadista brasileira que foi ao Elite Buyers Program retomou contato com as duas indústrias dos Emirados, e enviados das companhias árabes deverão visitar o Brasil novamente até o final do ano.
Segundo reportagem publicada esta semana pela Emirates News Agency (WAM), as 11 empresas internacionais convidadas para o programa movimentam US$ 2,1 bilhões em vendas anuais.
Do lado dos Emirados, as companhias que participaram da rodada de negócios são dos setores de bebidas, panificação, enlatados, lácteos, congelados, cuidados pessoas, produtos de limpeza e papelaria.
“O objetivo do Elite Buyers Program foi permitir que os exportadores dos Emirados atingissem uma audiência selecionada de compradores influentes durante uma única sessão”, disse Mohammed Al Kamali, vice-CEO da Dubai Exports, de acordo com a WAM. “Os compradores internacionais tiveram a oportunidade não só de conhecer os exportadores dos Emirados, mas também de testar seus produtos e dar um feedback imediato”, acrescentou. Ele destacou ainda que nada é mais eficaz para os negócios do que o contato cara a cara.