Isaura Daniel
São Paulo – O grupo brasileiro Barbacoa vai colocar em prática um plano de expansão das suas churrascarias no exterior. A empresa possui 16 unidades no Brasil e uma no Japão, e está preparando um modelo de negócios para abrir churrascarias em outras regiões do mundo. Segundo o sócio-diretor da companhia, Ademar Sguissardi do Campo, em três meses o plano de negócios para o exterior deve estar pronto e a Barbacoa poderá apresentá-lo a empresários interessados em abrir o restaurante da marca brasileira fora do país.
De acordo com Ademar, a Barbacoa tem recebido nos últimos anos contatos de estrangeiros de países e regiões como Estados Unidos, Europa, Bélgica e Rússia interessados em abrir suas churrascarias no exterior. Dos países árabes, segundo ele, a empresa recebeu cerca de dez sondagens, principalmente dos Emirados, nos últimos quatro anos. O grupo, porém, que além das churrascarias, tem negócios em mais segmentos da gastronomia no Brasil, estava envolvido em outros projetos e por isso não abriu mais unidades no exterior.
A churrascaria no Japão, que fica em Tóquio, foi inaugurada em 1994, logo após a abertura da primeira unidade no Brasil, em 1990. No país asiático ela é levada adiante por um grupo local que já atuava na área de restaurantes. A churrascaria é de propriedade dos japoneses e a Barbacoa presta serviços de administração do negócio. Dos 55 funcionários que a marca mantém na capital japonesa, quatro são brasileiros. Eles são responsáveis por manter o padrão Barbacoa desde a elaboração do churrasco até o atendimento aos clientes.
De acordo com Ademar, não está definido se as próximas operações no exterior serão feitas aos mesmos moldes do Japão. De acordo com ele, isso vai depender das negociações com os empresários interessados. Um dos pré-requisitos, porém, para se tornar parceiro da Barbacoa, segundo o sócio-diretor, será ter noção da operação de um restaurante, já que os sócios da empresa não poderão se mudar para o exterior para administrar o negócio. De acordo com Ademar, os contatos recebidos até agora são, em maioria, de investidores, pessoas que têm capital para aplicar no negócio, mas não têm experiência no ramo.
Ademar acredita que após definido o parceiro no exterior, ainda deve levar cerca de um ano para que a primeira churrascaria entre em operação. A Barbacoa tem interesse, segundo o empresário, de levar sua marca para os países árabes, mas gostaria de começar a expansão internacional pela Europa para onde há conexões diretas de transporte. Uma base na Europa, mais próxima do Oriente Médio do que o Brasil, facilitaria a atuação nos países da região, acredita Ademar.
Churrasco para árabes
O mundo árabe, porém, não é um estranho para a Barbacoa. A rede é responsável por organizar e preparar os churrascos promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) no exterior e já os fez no Egito e na Argélia. A Abiec costuma oferecer a importadores, durante feiras e workshops fora do Brasil, churrascos para degustação e também jantares com churrasco em conjunto com as embaixadas brasileiras nos países.
A Barbacoa, de acordo com Ademar, foi pioneira na criação de um novo modelo de churrascaria no Brasil. Segundo o empresário, que é gaúcho, até o começo dos anos 90, o rodízio de churrasco era um produto dirigido a populações de menor renda e servido em instalações pouco sofisticadas. A Barbacoa, de acordo com ele, se preocupou em mudar isso oferecendo restaurantes bem cuidados e com um bom serviço. O público que freqüenta as unidades da rede é de classe média, média alta e alta. O grupo Barbacoa tem sete churrascarias com a marca Barbacoa e outras dez unidades com outras marcas.
Contato
Barbacoa
Telefone: +55 (11) 3168-5522
Site: www.barbacoa.com.br

