São Paulo – Em meio às discussões sobre o mercado halal nesta segunda-feira (23) no Global Halal Brazil Business Forum (GHB), na capital paulista, uma pausa para os livros. A reedição da tradução para o português da obra “Al Muqaddimah” (em tradução livre, Os Prolegômenos) de Ibn Khaldun foi lançada.
A obra, escrita há séculos, continua exercendo impacto significativo na compreensão das Ciências Sociais, História e Sociologia. As ideias e conceitos apresentados pelo tunisiano Ibn Khaldun continuam a inspirar e guiar acadêmicos, ajudando a moldar o conhecimento sobre as civilizações, mudanças sociais e a natureza da história.
A tradução original para o português foi feita por José Khoury e Angelina Khoury, em 1957. Participaram do lançamento o cônsul-honorário da Tunísia em São Paulo, Rubens Hannun, o diplomata da Embaixada da Tunísia no Brasil, Kaissar Khadhraoui, o vice-presidente da certificadora Fambras Halal, Ali Zoghbi, e o presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Osmar Chohfi.
Receberam um exemplar da nova edição Paulo Penteado de Faria e Silva Neto, bisneto de José e Angelina Khoury; Jamil Ibrahim Iskandar, professor de Filosofia Medieval Árabe da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e autor do prefácio da nova tiragem da obra, e Marcelo Cipolla, responsável pela revisão e atualização da tradução do livro.
O fórum GHB ocorre até esta terça-feira (24) promovido pela Câmara Árabe e Fambras Halal, com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.