São Paulo – Com uma unidade industrial na Turquia desde 2007, a Metalfrio, empresa brasileira que fabrica refrigeradores para a indústria de bebidas, sorvetes e alimentos congelados, tem o mercado árabe como um dos seus principais compradores.
A companhia exporta 20% da produção da fábrica turca, de 250 mil unidades anuais, para o Iraque, além de vender para Líbia e Arábia Saudita. "O Iraque é o primeiro país de exportação a partir da Turquia. É um cliente super importante", ressalta Luiz Eduardo Moreira Caio, presidente da Metalfrio.
Segundo o executivo, a empresa quer expandir ainda mais seus negócios no Oriente Médio. "Estamos desenvolvendo negócios com todos os países da região", revela. Caio declarou ainda que tem forte interesse em entrar nos mercados do Egito e da Síria, por exemplo.
O presidente da Metalfrio revela que escolheu a Turquia para a instalação de uma fábrica por seu posicionamento estratégico. "O país serve de base de exportações para Europa, Eurásia, Norte da África e Oriente Médio", destaca. Metade de toda a produção da unidade turca é destinada para exportação. Irã, Polônia, Ucrânia, França, Cazaquistão, Inglaterra e Romênia completam a lista de seus principais mercados. Caio explica que boa parte dos negócios realizados nos países árabes é feita com imigrantes turcos que residem nestes locais, o que ele considera mais uma vantagem competitiva da fábrica instalada na Turquia, pais que não é árabe.
No entanto, não espere entrar nas padarias e supermercados turcos procurando por refrigeradores com a marca Metalfrio. Na região, a empresa opera com o nome Klimasan. A mudança ocorreu em 2008, quando a Metalfrio adquiriu a Senocak Holding, então controladora da Klimasan, a mais importante empresa de refrigeração comercial da Turquia. “Isto abreviou muito nosso processo de penetração nestes mercados”, conta Caio. Segundo o executivo, o tempo para a inserção e desenvolvimento da marca Metalfrio no mercado turco poderia levar de cinco a seis anos.
Caio conta ainda que os refrigeradores fabricados na Turquia são praticamente os mesmos que os modelos fabricados no Brasil, mas com um diferencial. "Nos países que têm deserto, usamos uma refrigeração mais potente, eles são dimensionados para trabalhar em temperaturas mais altas", detalha.
De acordo com o empresário, o lucro acumulado da empresa no terceiro trimestre de 2010 foi de R$ 589 milhões, 28% a mais do que em 2009. Caio conta que, nos últimos cinco anos, a Metalfrio tem apresentado um crescimento anual de 30%. Sobre o crescimento dos lucros da fábrica na Turquia, o executivo diz apenas que "é esperado um aumento de dois dígitos, buscando aderência com nossa taxa de crescimento anual". Segundo ele, a capacidade instalada da fábrica turca é de 550 mil unidades.
Na cidade de Manisa, onde fica a unidade industrial da Metalfrio na Turquia, a companhia emprega mil funcionários. A Metalfrio possui também fábricas no México, na qual produz 100 mil refrigeradores, e na Rússia, onde produz 40 mil unidades. No Brasil, a fábrica de Três Lagoas, no Mato Grosso Sul, é responsável pela fabricação de 350 mil refrigeradores, dos quais entre 7% e 8% são exportados principalmente para países do Mercosul. Com unidades de distribuição nos Estados Unidos, Dinamarca e Ucrânia, a Metalfrio emprega, no total, cerca de 4 mil funcionários.

