São Paulo – O refugiado sírio Talal Al-Tinawi pretende continuar as doações de marmitas de comida árabe a idosos e pessoas com necessidades especiais que estão em quarentena para se prevenir da pandemia do novo coronavírus em São Paulo.
Talal e sua esposa fizeram uma doação de 300 marmitas a idosos no fim de março. Eles pagaram tudo, compraram os ingredientes, cozinharam e fizeram as entregas ao longo de doze dias. A ação foi uma forma de agradecer o acolhimento que receberam dos brasileiros quando chegaram aqui, em 2013, com os três filhos.
“Eu quis agradecer aos brasileiros porque me receberam muito bem quando eu cheguei aqui, e na Síria, eu tive que ficar em casa por causa da guerra. Eu sei como é esse momento, e eu sei que para o idoso é muito difícil ficar em casa, eles precisam de ajuda para fazer comida, para comprar as coisas, então essa foi uma forma de ajudá-los a ficar em casa e agradecer aos brasileiros”, disse Talal à ANBA.
O sírio informou que pretende repetir a doação até o fim de abril, em um raio de até 10 km de distância de sua casa, no Campo Belo, zona Sul de São Paulo, já que o governador João Doria prolongou a quarentena diante das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e já que desde a divulgação da ação, Talal vem recebendo diversas mensagens e ajuda de custo de brasileiros para continuar com as doações.
“Eu dei 300 marmitas de graça e depois não consegui dar mais, mas agora os brasileiros estão ajudando, e continuo entregando de graça. Agora que o governador aumentou a quarentena até o dia 22 de abril eu vou continuar a doar as marmitas”, disse Talal.
Ele irá postar entre hoje e amanhã as informações sobre as próximas doações na página de seu restaurante no Facebook, o Talal Culinária Síria.
Em um post do dia 03 de abril, Talal agradece a ajuda dos brasileiros e informa que irá fazer novas entregas para idosos com mais de 65 anos e também pessoas com condições preferenciais ou doentes, que não podem sair de casa. Cada pessoa pode receber duas marmitas gratuitamente. Basta entrar em contato com ele pela página na rede social ou pelo Whatsapp. “Juntos podemos superar essa crise”, disse.
As marmitas disponíveis vêm em quatro sabores: arroz árabe com charuto de folha de uva, que pode ser acompanhado com kibe, kafta ou frango, e a vegetariana com arroz, charuto sem carne e falafel. Talal disse tomar todas as medidas sanitárias no preparo dos alimentos, e utilizar luvas e máscara.
Além das doações, Talal continua com o serviço de entrega pelo Ifood e Uber Eats, e também atende por whatsapp com um cardápio mais extenso. “No aplicativo não deixam você colocar todos os pratos”. É só mandar mensagem, pedir o cardápio completo e fazer a encomenda.
Contato
Talal Culinária Síria
Facebook
Whatsapp 11 966221305