São Paulo – As relações entre a América Latina e os Emirados serão tema de discussão internacional na próxima semana. Uma mesa redonda que poderá ser acompanhada pela internet colocará executivos e autoridades de quatro países para debater as oportunidades econômicas entre as duas regiões. O evento ocorre no dia 09 de junho, às 11h pelo horário de Brasília (18h em Dubai). A Câmara de Comércio Árabe Brasileira participa com o chefe do escritório em Dubai, Rafael Solimeo. As inscrições estão abertas e são gratuitas. Na foto acima, Dubai.
Além de Solimeo, estarão na mesa redonda o comissário de Comércio da Embaixada do Chile nos Emirados Árabes Unidos, Carlos Salas, e o ex-ministro de Relações Exteriores da Costa Rica, Manuel Gonzalez. O mediador será Lorenzo Jooris, CEO da Creative Zone, dos Emirados, que promove o encontro. Eles vão falar sobre as áreas de cooperação comercial entre os Emirados Árabes e a América Latina, oportunidades potenciais de investimento para empresas e sobre as indústrias que são a força motriz das relações entre países latino-americanos e os Emirados.
América Latina e Caribe têm uma relação comercial significativa com o mundo árabe. No ano passado, as exportações para os países da Liga Árabe, da qual faz parte os Emirados Árabes Unidos, somaram US$ 21,87 bilhões. Elas caíram 28,6% sobre o ano anterior, mas representaram 4% de tudo o que o mercado árabe importou do mundo. Os principais produtos exportados pela América Latina para os países árabes em 2020 foram carnes, cereais, açúcar, pérolas naturais ou cultivadas e minérios. Os principais países exportadores aos árabes foram Brasil (55% do total exportado pela região), Argentina (19%), México (8%), Peru (4%) e Guatemala (3%).
Na outra mão, os países árabes exportaram US$ 8,1 bilhões para a América Latina e Caribe em 2020, uma redução de 21,7% em relação a 2019 (0,9% das importações de América Latina e Caribe do mundo no período). Os principais produtos exportados pelos países árabes para a região foram fertilizantes, combustíveis minerais, alumínio, plásticos, navios, barcos e estruturas flutuantes. Os principais fornecedores árabes para a América Latina e Caribe foram Arábia Saudita (23% do total exportado), Marrocos (22%), Emirados (17%), Argélia (12%) e Catar (8%).
Brasil
O Brasil é, na América Latina, um dos grandes players de comércio com os Emirados Árabes Unidos. No webinar, Solimeo irá falar sobre as oportunidades para empresas brasileiras no país. “Recentemente eu participei de um road show onde pude conhecer os sete emirados árabes e entender um pouco das suas peculiaridades, diferenças e semelhanças com o Brasil, para a gente poder estreitar a relação. Vou falar um pouco sobre essa minha visita e sobre as oportunidades para empresas brasileiras, para que elas possam se estabelecer, impulsionar os negócios e utilizar os Emirados como hub não só para a região, mas para o mundo todo”, disse.
No ano passado, entre os países árabes, os Emirados foram o principal destino das exportações brasileiras, com 17,9% do total vendido. As exportações do Brasil para o mercado árabe como um todo somaram US$ 11,4 bilhões em 2020, uma queda de 6,6% em relação a 2019. Os principais produtos exportados pelo Brasil aos países árabes no período foram carnes, açúcar, minérios, cereais e pérolas naturais ou cultivadas.
Sobre
Creative Zone é uma companhia especializada em incorporação de empresas no exterior e já colaborou para que mais de 44 mil clientes estabelecessem seus negócios nos Emirados, oferecendo serviços personalizados. Ela trabalha com todas as zonas francas dos Emirados Árabes.
Serviço
Mesa redonda de negócios entre Emirados Árabes e América Latina
09 de junho
11 horas (horário de Brasília)
Gratuito