Da redação
Brasília – O Amazontech 2004, encontro da área de ciências, tecnologia e negócios, que vai debater formas de desenvolvimento sustentável utilizando a biodiversidade da Amazônia, começou hoje (16), em Cuiabá (MT).
Representantes de nove estados brasileiros, Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e dos nove países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela), que integram a Amazônia Legal junto com o Brasil, vão falar sobre como é possível fazer negócios na região respeitando a natureza.
São esperadas 50 mil pessoas para o encontro, que deve gerar negócios de R$ 20 milhões. O Amazontech terá rodadas de negócio, conferências, fóruns, palestras, oficinas, feira e eventos culturais. Entre os temas dos debates estão a biodiversidade vegetal e animal, a água, infra-estrutura, serviços e logística, ciência, tecnologia, políticas públicas de desenvolvimento e solo.
O Amazontech é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e outras instituições como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o governo do Estado do Mato Grosso.
A Amazônia Legal brasileira alcança cerca de 5,1 milhões de quilômetros quadrados. Representa cerca de 60% do território brasileiro e abriga um terço das florestas tropicais úmidas do planeta. Há mais de 200 espécies de árvores por hectare e é a maior fonte natural de produtos farmacêuticos. Uma população de 23 milhões de habitantes vive na área. As informações são da Agência Sebrae de Notícias.

