São Paulo – A Repsol confirmou na sexta-feira (16) o potencial da jazida descoberta na Venezuela em setembro. Ela pode abrigar reservas recuperáveis de gás entre 1 bilhão e 1,4 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
O potencial da jazida do bloco Cardón IV foi confirmado após provas realizadas no poço Perla 1X. A descoberta, feita no golfo da Venezuela, é a maior já realizada na história do país e na da companhia Repsol.
O poço Perla 1X alcançou uma profundidade total de 3.147 metros em lâmina de água de 60 metros. As provas de produção deram como resultado um caudal de 570 mil metros cúbicos de gás por dia e 620 barris de petróleo diários, restringido pelas especificações da instalação.
A Repsol opera o poço em parceria com a companhia italiana Eni, consórcio descobridor do bloco Cardón IV. Cada uma delas ficará com 32,5% da produção do campo, enquanto a estatal venezuelana Petróleos de Venezuela, PDVSA, ficará com 35%.
O serviço de informação especializada de hidrocarbonetos (IHS) classificou o descobrimento do poço Perla como um dos cinco maiores realizados no mundo em 2009.

