Emirates News Agency
Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) – As reservas de gás natural dos países árabes aumentaram 25% nos últimos seis anos, apesar de ter havido um forte crescimento da produção no período para atender ao mercado doméstico e às exportações. As informações constam de relatório da Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Opaep), divulgado na semana passada.
As reservas da região subiram de 32,4 trilhões de metros cúbicos em 1997 para 40,7 trilhões de metros cúbicos no ano passado. A maior alta foi observada nas reservas do Catar, que cresceram mais de 72%, para 14,6 trilhões de metros cúbicos no período. O país tem a terceira maior reserva do mundo – o primeiro lugar é da Rússia (48 trilhões), seguida pelo Irã (23 trilhões).
Outro destaque foi a Arábia Saudita, que registrou elevação de 15%, para 6,2 trilhões de metros cúbicos, e a Argélia, com alta de 11%, para 4,5 trilhões de metros cúbicos.
Com o resultado, a participação dos dez países árabes que fazem parte da Opaep no total de reservas mundial, estimado em 160 trilhões de metros cúbicos, aumentou para 25,4%, ante a taxa de 21,5% observada em 1997.
Dobrar a produção
O crescimento ocorreu apesar de a produção ter aumentado 17%, para 427,6 bilhões de metros cúbicos no ano passado. A Argélia lidera a lista de maiores produtores árabes, com um patamar de 151 bilhões de metros cúbicos. Os Emirados Árabes Unidos vieram em segundo, com 55 bilhões de metros cúbicos.
O Catar aparece em seguida, com uma produção de 45 bilhões de metros cúbicos, mas o volume deve aumentar muito nos próximos anos, já que estão em construção megaprojetos de exploração de gás no país.
Em outubro, governo e empresas do Catar anunciaram investimentos de US$ 25 bilhões para explorar o North Field, maior reservatório de gás do planeta que acaba de ser descoberto pelo país. O Ministério de Energia e Indústria informou que pretende atrair investimentos estrangeiros para o setor. A meta é dobrar a produção do país até 2010 e tornar o Catar o maior exportador mundial da commodity.