Rio de Janeiro – Parques estaduais, reservas bioecológicas e áreas de proteção ambiental do Rio de Janeiro devem receber, até o final de 2010, cerca de R$ 10 milhões em investimentos de infra-estrutura como construção de sedes, áreas de segurança, centro de visitantes e trilhas. Um levantamento com os problemas das unidades será apresentada nos próximos meses.
A informação foi divulgada hoje (25) pelo diretor de Biodiversidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), André Ilha. Segundo ele, o dinheiro virá de um banco alemão, do orçamento do governo, do patrocínio de empresas e de medidas compensatórias, cobradas para instalação de empreendimentos em algumas dessas áreas.
De acordo com Ilha, a primeira unidade a ser beneficiada deve ser o Parque Estadual de Três Picos, na Região Serrana, que ganhará um sub-sede em Teresópolis. Em maio, o governador Sérgio Cabral deve determinar, por meio de decreto, a ampliação do parque em 12 mil hectares, totalizando 58 mil. Depois, a unidade deve receber investimentos que estimulem a visitação.
"Além das estruturas administrativas como alojamentos para guardas e guaritas, pretendemos instalar facilidades para o público familiar. Teremos um camping com amplo estacionamento, mesas para piqueniques, brinquedos e trilhas de dificuldade moderada para que todos possam conhecer o parque", disse André Ilha.
Para o presidente do Centro Excursionista Teresopolitano, Marcelo Medeiros, a ampliação e as melhorias nos parque da Região Serrana, tendem a estimular os esportes e a preservação da natureza. Ele lembra que, com a criação do Parque Municipal da Serra da Tartaruga, prevista para esse ano, os aventureiros terão mais possibilidades para se divertir.
Outras unidades abertas a visitação também vão ganhar banheiros, rampas de vôos livres e facilidades para a prática de montanhismo, tradicional nos parque de todo o estado. "Nós contamos com montanhas lindas e propícias para isso como o Parque de Três Rios e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos [na Região Serrana]", destacou o diretor do Inea.

