Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – As reservas mundiais de petróleo chegaram a 1,1047 trilhão de barris no ano passado, contra 1,1003 trilhão em 2003, o que significa um crescimento de 0,4%. Apesar disso, a cotação da commodity tem aumentado de forma significativa no mercado internacional. As informações fazem parte de um relatório divulgado recentemente pela Organização dos Países Árabes Exportadores de Petróleo (Opaep).
Segundo o relatório, os países árabes produtores de petróleo foram responsáveis por boa parte deste crescimento, como é o caso do Kuwait, cujas reservas aumentaram em 2,5 bilhões de barris, e da Líbia, que registrou um crescimento de 3 bilhões de barris.
Nações de fora do bloco árabe também registraram acréscimos significativos em suas reservas e contribuíram para o aumento geral. A Nigéria, por exemplo, registrou um aumento de 3,8 bilhões de barris, e o Brasil de 2,1 bilhões de barris. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Brasil possuía no final do ano passado 11,2 bilhões de barris de reservas provadas, e 14,7 bilhões de reservas totais.
O estudo mostra que, no total, as reservas dos países membros da Opaep aumentaram 0,9% no ano passado, alcançando 649,76 bilhões de barris, o que representa 58,8% do total das reservas mundiais.
A Arábia Saudita continua sendo o país com maior volume de reservas petrolíferas, 262,8 bilhões de barris no total; seguida pelo Irã, com 125,8 bilhões; Iraque, com 115 bilhões; Kuwait, com 99 bilhões; e Emirados Árabes Unidos, com 97,8 bilhões.
Gás natural
Com relação ao gás natural, o relatório informa que houve uma leve queda de 0,5% nas reservas, que alcançaram 171,5 trilhões de metros cúbicos. A diminuição, segundo o estudo, foi causada pela redução de um terço nas estimativas das reservas da Austrália.
As reservas de gás natural dos países da Opaep alcançaram 51,7 trilhões de metros cúbicos, representando 30,1% do total mundial. A Rússia ficou em primeiro lugar, com reservas de 47,5 trilhões de metros cúbicos; seguida pelo Irã, com 26,6 trilhões; e do Catar, com 25,7 trilhões. As reservas de gás natural do Kuwait, em 2004, alcançaram 1,5 trilhão de metros cúbicos.
Opaep
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo foi formada em 1968 pelo Kuwait, Líbia e Arábia Saudita. A organização foi lentamente ganhando novos membros e hoje conta com 11 integrantes. Além dos três já citados, fazem parte do grupo a Argélia, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Síria, Egito e Tunísia.
Em 1986 a Tunísia pediu para sair do bloco. O conselho ministerial decidiu que seriam cancelados os direitos e obrigações da Tunísia para com o grupo, mas que o país pode reativar sua participação quando quiser, permanecendo como membro não atuante.
*Tradução de Mark Ament com informações da redação da ANBA

