São Paulo – O Arábia, um dos mais famosos restaurantes de comida árabe do Brasil, pretende exportar seus salgados, inclusive a tradicional esfiha, para países árabes. O restaurante, que já foi apenas uma pequena rotisserie na capital paulista, tem atualmente uma estrutura empresarial consolidada, com unidades compactas, venda para supermercados e produção de 20 mil salgados por dia. Agora começa a buscar a expansão internacional.
O proprietário do Arábia, Sergio Kuczynski, observa que no mundo árabe quase não há o que existe no Brasil, a possibilidade do consumidor ir ao supermercado e comprar uma bandeja de esfiha. Ele acredita que aí está um grande nicho de mercado. “O consumo de esfiha nos países árabes, assim como temos no Brasil, não é tão grande”, afirma. Kuczynski é casado com a descendente de libaneses Leila Youssef, também proprietária do Arábia e responsável por sua gastronomia.
Mas como produzir uma esfiha com a mesma qualidade e padrão Arábia? Atualmente, elas são feitas artesanalmente. “É como uma joia”, relata o supervisor geral da empresa, Lalo Zanini, sobre o zelo com que são feitos os produtos. Por isso mesmo, o Arábia está desenvolvendo a sua própria máquina para fazer os salgados. A ideia é ganhar produtividade, mas sem deixar que se perca a essência dos produtos. A máquina deve ficar pronta ainda neste ano.
Kuczynski acredita que há potencial para comercializar, apenas na região Sudeste, 60 mil esfihas ao dia, o triplo do que o Arábia faz atualmente. A ideia de exportar surgiu há cerca de cinco anos, quando o restaurante foi procurado por potenciais importadores da Inglaterra. Naquela época, o proprietário explicou que não tinha condições de atender a demanda, mas passou a desenvolver a ideia de aumentar a capacidade de produção de forma mecanizada.
O plano é que a exportação inclua os salgados, mas também outros produtos como pratos individuais congelados, que já são servidos nos restaurantes Arábia Express, no Aeroporto de Garulhos, e estão sendo introduzidos nos supermercados para os quais a marca fornece. “Esse é um mercado carente e crescente”, afirma Kuczynski sobre os pratos individuais. Atualmente há cinco tipos de pratos disponíveis e outros estão sendo desenvolvidos.
Arábia nas Arábias?
E os planos do Arábia para o mundo árabe, região do mundo de onde vem a comida que o fez tão famoso, não param por aí. A estratégia de expansão internacional inclui a abertura de restaurantes no exterior, inclusive no mundo árabe. Ainda não há países definidos, mas a empresa está aberta para discutir parcerias, segundo Zanini. O supervisor geral conta que já visitou 65 países e afirma que nenhum restaurante árabe que frequentou mundo afora é tão bom quando o Arábia. Por isso ele acredita no sucesso que a marca possa ter no exterior.
Um bazar
A empresa também quer comprar mais dos países árabes. Está nos planos do Arábia abrir um bazar onde produtos árabes possam ser vendidos ao consumidor final. Ainda não há data e local definidos, mas o objetivo é que neste bazar sejam vendidos os produtos prontos da marca Arábia, como os salgados, matérias-primas como frutas secas, pistache, e até outros tipos de artigos, como peças de decoração.
“Já temos toda essa rede de distribuição”, afirma Kuczynski sobre as marcas de varejo para as quais a empresa já vende e para as quais também pretende ampliar o fornecimento a partir da nova estratégia. Os produtos devem ser vendidos para essas redes de varejo, também por comércio eletrônico e nos próprios restaurantes do Arábia, além do bazar.
Mas assim como com os salgados, há a preocupação com o padrão, em vender apenas produtos diferenciados de alta qualidade. “Não queremos vender só mais um figo seco, queremos vender um figo seco maravilhoso”, afirma o proprietário. O Arábia já tem um contato para um possível fornecimento em Dubai, nos Emirados, mas segue buscando parcerias.
Halal no aeroporto
Outro plano que a empresa pretende colocar em ação é o uso da carne halal nos seus restaurantes, principalmente nas duas unidades em formato Express que estão funcionando no novo terminal internacional, o Terminal 3, no Aeroporto de Guarulhos, onde circulam muitos estrangeiros. Lá muitas pessoas perguntam pela carne halal, segundo o proprietário.
O Arábia está procurando um frigorífico parceiro no Brasil para oferecer a carne halal. Um produto halal é feito conforme a tradição islâmica. No caso da carne, o abate do animal segue uma série de regras. No Terminal 3, onde estão as unidades do Arábia, ficam companhias que fazem conexão como o Oriente Médio e mundo árabe, como Qatar Airways, Emirates, Etihad Airways e Turkish Airlines.
Hoje o Arábia usa apenas eventualmente a carne halal nos seus pratos. Isso acontece quando há alguma delegação de país muçulmano que vai fazer uma refeição no restaurante. Mas neste caso, quem faz a reserva normalmente leva a carne para ser preparada.
O restaurante Arábia se associou recentemente à Câmara de Comércio Árabe Brasileira e vai contar com o apoio da entidade para implementar seus planos que envolvem o mundo árabe. Zanini, inclusive, está há cinco meses na empresa justamente com o intuito de travar parcerias e implementar novas estratégias. Tudo, porém, segundo ele, mantendo a tradição do Arábia.
O pequeno ficou grande
O Arábia foi fundado em 1987 por Kuczynski e Leila Youssef como uma rotisserie com apenas quatro mesas. Leila, que morou no Líbano com a família na infância, preparava quitutes árabes que logo fizeram sucesso. Em 1992 o casal abriu seu restaurante na rua Haddock Lobo, com capacidade para 120 pessoas. Em pouco tempo, a casa se tornou uma referência em culinária árabe e atualmente é listada entre os melhores restaurantes da capital paulista.
Hoje a empresa processa 10 toneladas de carne ao mês. Além do restaurante principal, na Haddock Lobo, a marca tem uma cozinha industrial e um escritório na Vila Olímpia, cinco restaurantes Express, dois no Aeroporto de Guarulhos, uma na Vila Olímpia, um no Shopping JK e um no Shopping Iguatemi. Também trabalha com delivery e faz buffet para eventos. Nos restaurantes Express, a base da comida é a mesma que no restaurante principal, mas o cardápio é menor.
Restaurante Arábia
Site: www.arabia.com.br
Telefone: +55 (11) 3061-2203


