Da redação
São Paulo – Acontece nos dias 11 e 12 de dezembro (quinta e sexta-feira) em Brasília a reunião ministerial do G-20, grupo de países em dezenvolvimento liderado pelo Brasil, pela Índia e África do Sul.
Está confirmada a presença de representantes de 18 países, além do Brasil, de acordo com o Itamaraty: África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, China, Cuba, Egito, Equador, Filipinas, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Tanzânia, Venezuela e Zimbábue.
Também participarão do encontro, como convidados especiais, o comissário de comércio da União Européia, Pascal Lamy, e o diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC), Supachai Panitchpakdi.
Segundo o Itamaraty, o objetivo da reunião é estreitar a coordenação entre os membros do grupo e avaliar o estágio atual das negociações na OMC, em especial, no que se refere à agricultura.
O G-20 foi criado no dia 20 de agosto, pouco antes da 5ª Reunião Ministerial da OMC, que aconteceu em Cancún, no México, para articular reação conjunta ao protecionismo agrícola.