São Paulo – A Agência Internacional de Energia (AIE), o Fórum Internacional de Energia (FIE) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) vão promover na próxima segunda-feira (24) um simpósio sobre as perspectivas do mercado mundial de energia, em Riad, na Arábia Saudita.
De acordo com informações das entidades organizadoras, o encontro faz parte de um programa mais amplo aprovado pelos ministros da área de energia que participaram do último FIE, em Cancun, no México, em março do ano passado. O Fórum é formado por ministros de vários países. O Brasil será representado no simpósio pela Divisão de Recursos Energéticos Não Renováveis do Itamaraty.
O objetivo do evento é discutir as perspectivas para o mercado internacional de energia no curto, médio e longo prazos. Há diferenças em previsões feitas pela AIE, que representa os grandes consumidores do setor, e pela Opep.
Na semana passada, porém, as duas entidades concordaram que a demanda por petróleo em 2011 será maior do que a esperada anteriormente. A AIE ampliou sua previsão de consumo mundial em 320 mil barris de petróleo por dia, enquanto que a Opep ampliou em 200 mil a demanda diária por óleo produzido por seus membros.
Isso não quer dizer, porém, que o aumento desejado pelos países consumidores será cumprido pelos fornecedores. A Opep reconhece, no entanto, que o barril a quase US$ 100, como está atualmente, pode prejudicar a recuperação econômica mundial. Mas a organização dos exportadores informa que o aumento do preço ocorre mais por causa da especulação do que por um descompasso entre oferta e demanda.
Já há aumento no volume exportado pelos membros da Opep, embora não tenha ocorrido mudança formal no último volume limite de produção fixado em dezembro. A AIE alega que o aumento do limite formal seria uma sinalização importante para controlar os preços.

