São Paulo – Em dezembro, os sauditas vão poder comprar produtos brasileiros direto de um showroom nacional. A trading DXB, do Brasil, vai inaugurar uma casa brasileira em Riad, capital da Arábia Saudita, e está aberta para conversar com empresários brasileiros, principalmente dos setores de alimentos e orgânicos, interessados em expor no local.
O showroom terá 432 metros quadrados e a casa terá três andares. De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DXB, Roberto Leandro, a ideia inicial é expor no primeiro andar só alimentos, no segundo, material de construção, e no último, cosméticos. Mas ainda será estudado se cosméticos é um setor potencial para a região.
“Nas últimas duas últimas feiras que participei na Arábia Saudita (Saudi Build e Saudi Agro-Food, que tiveram o apoio da Embaixada Brasileira em Riad) senti que os árabes querem muito comprar do Brasil, mas sentem a necessidade de ter um representante da empresa no país, onde possam negociar diretamente”, afirmou Leandro. Segundo ele, o showroom deve facilitar e aumentar o comércio do Brasil com a Arábia Saudita.
A ideia de abrir o showroom em Riad e não em Dubai, por exemplo, onde a maioria das empresas brasileiras está de olho, é pelo potencial do mercado consumidor do país. De acordo com Leandro, a Arábia Saudita tem uma população de 26 milhões de habitantes contra quase cinco milhões nos Emirados, sendo que 80% são estrangeiros. “A Arábia Saudita tem um mercado maior, mais interessante e está em crescimento”, disse o diretor.
Os produtos brasileiros que serão exportados para Arábia Saudita pela DXB vão ser embarcados diretamente ao país árabe. Segundo Leandro, os sauditas têm algumas leis aduaneiras diferentes e têm dificuldade para receber mercadorias vindas de outros países. Um exemplo é no caso dos alimentos, em que o prazo de validade tem que ser maior do que de outros países.
A casa brasileira vai contar com funcionários brasileiros e sauditas para atender distribuidores, varejistas e supermercadistas. "Vai ser bem interessante", disse Leandro. Entre os produtos que já estão sendo embarcados para serem vendidos no showroom estão sucos de frutas, guaraná, balas, pirulitos e alimentos orgânicos, como arroz, soja, leite de soja, bolachas e bolos. "Não vamos cobrar nada das empresas que tiverem interesse em expor seus produtos no showroom", acrescentou o diretor.
De acordo com ele, as empresas brasileiras estão perdendo oportunidades no mercado árabe porque acabam se prendendo a um distribuidor exclusivo. "Nossa proposta é sentir primeiro a aceitação do produto no mercado", afirmou Leandro.
A trading DXB foi criada em 2006, como parte do grupo ASP Copacabana Holding, de alimentos. A empresa nasceu com o objetivo de intermediar os negócios entre empresas brasileiras e países árabes. A DXB já está presente em todos os países do Golfo Arábico, além do Líbano, Sudão, Líbia e Jordânia.
Contato:
DXB Trading
Tel. +55 11 3254-7675
Fax. +55 11 3254-7628
Site: www.dxb.com.br

