São Paulo – Os arrozeiros gaúchos devem plantar 1,087 milhão de hectares na próxima safra. De acordo com o primeiro levantamento com a intenção de plantio dos produtores, divulgado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a área cultivada tende a aumentar 2% em relação ao último período, quando o estado semeou 1,068 milhão de hectares.
O levantamento destaca a Zona Sul como a região que deve ter o maior crescimento na área. Alguns municípios já iniciaram o plantio que, segundo as recomendações técnicas do instituto, se estende até o dia 10 de novembro.
O presidente do Irga, Maurício Fischer, explica que grande parte das barragens está com a capacidade plena. Ele ressalta que a falta de água não deverá ser um problema para esta safra. "As chuvas da primavera vão normalizar o nível das barragens que ainda não estão com capacidade total", afirma.
A região da Campanha Gaúcha, que historicamente sofre com o déficit hídrico, é um exemplo. Os produtores da região têm a intenção de plantar 3,5% a mais (177,6 mil hectares) que em 2007/08.
A Zona Sul apresenta o resultado mais expressivo do levantamento, com um aumento de 4,7%. A área, que na safra passada atingiu 163,7 mil hectares, deve chegar a 171,45 mil hectares.
A região tende a ser impulsionada por Santa Vitória do Palmar, que pode voltar a semear cerca de 65 mil hectares, a área que tradicionalmente era plantada. Na última safra, o município cultivou 60 mil hectares.
A Fronteira Oeste deve aumentar em 2,2% a área plantada, enquanto que a Planície Costeira Externa pode ter uma leve redução de 2,5%. Já na Depressão Central, o levantamento do Irga indica que a área vai aumentar 1,6% e na Planície Costeira Interna, 0,5%. De acordo com os Núcleos de Assistência Técnica do Irga (Nates), alguns municípios já iniciaram o plantio de arroz, como Viamão, Santo Antônio da Patrulha e Torres.
Safra histórica
O Rio Grande do Sul teve a maior colheita da história na última safra. A produção total chegou a 7,5 milhões de toneladas, um aumento de 15% em relação à 2006/07. A produtividade também atingiu índices históricos e os produtores colheram, em média, 7,05 toneladas por hectare. O estado é o maior produtor nacional de arroz e sua safra representa 61% do total produzido no Brasil.

